Na tarde deste sábado, 13, a Associação dos Municípios do Litoral do Paraná (AMLIPA), representada pelos prefeitos dos setes municípios da região, definiu novas medidas restritivas em função da pandemia de Covid-19. Entre as novas adequações está a implantação de barreiras restritivas de acesso aos municípios. As novas ações foram resolvidas em reunião on-line entre os prefeitos da região.
Em nota, a associação explica que “todos os municípios litorâneos têm sofrido com o aumento de casos da pandemia, em especial no que se refere à falta de leitos, insumos, equipamentos e equipe. Considerando o agravante de ter sido decretado lockdown na capital paranaense, o litoral está recebendo um fluxo maior de visitantes o que tem preocupado os gestores locais, sendo necessária a tomada de medidas mais drásticas”.
A associação também ressalta que os decretos de cada município serão respeitados em sua totalidade, e que alguns ainda adotarão os decretos de Curitiba e região metropolitana, em que prevalece o lockdown.
“Os gestores de cada município estão acompanhando a situação de cada segmento no setor econômico, sendo solidários, porém, existe a necessidade de medidas mais restritivas para frear o aumento de casos de Covid-19”, destacam os representantes da AMLIPA.
As barreiras restritivas de acesso às cidades terão início a partir de 15 de março, sendo válidas por sete dias, podendo ser renovadas.
No período da manhã, o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, adiantou que o município vai decretar o fechamento das praias imediatamente e aumentar o rigor na fiscalização.
“Vamos aderir ao decreto do prefeito Rafael Greca e as medidas adotadas na capital, instituindo novas restrições a partir de segunda-feira”, destacou.
Assinam a nota o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, o qual é presidente da AMLIPA, a vice-presidente da AMLIPA, prefeita de Guaraqueçaba, Lilian Ramos, o prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, o prefeito de Morretes, Sebastião Brindarolli, José Carlos do Espírito Santo, prefeito de Matinhos, José Paulo Vieira, prefeito de Antonina e o prefeito de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes Filho.
Casos e óbitos no litoral
O boletim de sexta-feira, 12, divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), aponta que o litoral chega ao total de 23.077 casos da Covid-19 registrados, sendo em Paranaguá (13.097); Guaratuba (3.294); Antonina (1.600); Pontal do Paraná (1.588); Morretes (1.383); Matinhos (1.840) e Guaraqueçaba (275). Ao todo, 443 vidas foram perdidas no litoral do Paraná para o novo Coronavírus.
Confira a nota na íntegra:
Leia também: Para conter avanço da pandemia, Matinhos interditará orla da praia