Na terça-feira, 22, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), enviou à 1.ª Regional de Saúde (1.ªRS) de Paranaguá, responsável pela distribuição de vacinas aos sete municípios do litoral, mais 1,3 mil doses pediátricas contra a Covid-19. Segundo a Sesa, do lote, 620 são da Pfizer para imunização de crianças de cinco a 11 anos, e 680 são da CoronaVac, para serem aplicadas no público infantil de três a quatro anos de idade.
O repasse encaminhou após desembarque durante a manhã no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, de mais 47.830 doses de CoronaVac para crianças de três q quatro anos de idade. As vacinas foram encaminhadas ao Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba.
Segundo o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, é essencial que a população se vacine contra a Covid-19, única opção efetiva contra a doença. “Com o aumento dos casos de Covid, manter a imunização em dia, com o esquema primário e as doses de reforço torna-se fundamental tanto em adultos quanto em crianças”, explica.
Envio de mais vacinas ao Paraná por solicitação dos municípios
De acordo com a Sesa, o envio de vacinas à 1.ª RS de Paranaguá faz parte de um processo de descentralização das vacinas para as Regionais de Saúdeque foi feita na terça-feira, 22. Ao todo, foi feito um envio complementar de 101.840 imunizantes, por solicitação dos municípios.
“A remessa tem 23.130 vacinas da Pfizer/BioNTech, sendo 240 doses para pessoas acima de 12 anos e 22.890 doses pediátricas (5 a 11 anos); 54.800 AstraZeneca para a população a partir de 12 anos; e 23.910 CoronaVac para a primeira dose (D1) de crianças de 3 a 4 anos”, finaliza a Sesa.
Confira o número de doses enviadas à 1.ª RS de Paranaguá e outras Regionais:
Com informações da Sesa/AEN