conecte-se conosco

Coronavírus

Litoral aguarda o envio de novas doses de vacinas contra a Covid-19

O lote terá doses da Pfizer e AstraZeneca

Publicado

em

Nesta semana, o litoral do Paraná deverá receber mais vacinas contra a Covid-19 para dar continuidade a campanha de imunização nos municípios. Na segunda-feira, 16, o Estado recebeu mais 311.780 imunizantes, sendo 184.250 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 127.530 doses da Pfizer/BioNTech.

As vacinas fazem parte da 40.ª pauta de distribuição do Ministério da Saúde (MS). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) “os imunizantes da AstraZeneca/Fiocruz são exclusivamente para segunda dose (D2), para pessoas que iniciaram o ciclo vacinal no primeiro semestre. Já as 127.530 da Pfizer/BioNTech estão divididas em 50.310 primeiras doses (D1), que começaram a ser distribuídas nesta segunda-feira, e  77.220 para D2”, informou a Sesa.

O lote de vacinas está no Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, onde permanecerá armazenado até a distribuição para as os municípios do Paraná. A 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS), que abrange as sete cidades do litoral, aguarda o envio dos imunizantes para que seja dada continuidade na vacinação pela faixa etária.

Na segunda-feira, 16, a 1.ª RS recebeu mais 6.854 vacinas, que foram repassadas às cidades litorâneas, possibilitando a retomada da aplicação em primeira dose na população adulta.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirmou que até o momento 2.790.314 paranaenses completaram o esquema vacinal (D1 + D2 ou DU). O montante equivale a 32% da população adulta vacinável do Estado. “É importante reforçar a importância de se completar o ciclo. São as duas doses que garantem a imunização completa, o que realmente vai proteger as pessoas”, disse ele. “E também em relação à segunda dosagem estamos cumprindo o planejamento, com doses reservadas e garantidas, dentro do prazo”.

Paranaguá

O Portal “Paranaguá Imunizada”, da prefeitura de Paranaguá, divulga os dados da vacinação contra a Covid-19 na cidade, de acordo com a faixa etária e os grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde (MS). O “vacinômetro” do município é atualizado periodicamente de acordo com as doses de vacinas disponíveis e também com o fluxo de parnanguaras que buscam o local de vacinação para receber a imunização.

Analisando o número de pessoas imunizadas com a segunda dose na cidade, até agora foram 50.969 pessoas que concluíram o ciclo vacinal, sendo que 93.376 cidadãos receberam a primeira dose. “Equipes têm entrado em contato com esses cidadãos para que venham se imunizar. É preciso que o esquema esteja completo para uma imunização eficaz contra a Covid-19”, salienta a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

As pessoas com 18 anos ou mais começaram a se vacinar na segunda-feira, 16, contra a Covid-19 em Paranaguá. A ação ocorreu no interior da Estação Ferroviária. 

Em paralelo, está mantida a força tarefa de segunda dose da AstraZeneca para pessoas com data de retorno até o dia 5 de setembro. Basta apresentar documento original com foto, Cartão SUS e documento vacinal recebido no ato da primeira dose.

Foto: Geraldo Bubniak / AEN

Foto: Prefeitura de Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress