Connect with us

Coronavírus

Ilha do Mel tem primeiro caso confirmado de Covid-19

Litoral do Paraná contabiliza 5.320 registros de infectados (Foto: AEN)

Publicado

em

Na tarde de quinta-feira, 3, a Prefeitura de Paranaguá confirmou o primeiro caso de Covid-19 na Ilha do Mel. O menino, de 9 anos, passa bem e se recupera em isolamento domiciliar. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde realiza a barreira epidemiológica na região e fará exames PCR em todos os familiares e demais pessoas que tiveram contato com a criança. 

A Secretaria evidencia que, independentemente do número de casos da Covid-19 em Paranaguá, as medidas de prevenção devem ser mantidas com a utilização de máscara, distanciamento social, evitar aglomerações e higienizar com frequência em especial as mãos para evitar a disseminação do vírus.

Abertura para o turismo

No mês passado, o Comitê Estadual de Situações em Emergência em Saúde Pública definiu pela abertura da Ilha do Mel para o turismo no dia 20 de setembro. Foram estabelecidas medidas de segurança que devem ser adotadas pelos estabelecimentos comerciais para que seja seguro voltar a receber os visitantes nas comunidades de Nova Brasília, Fortaleza e Encantadas. Não foi autorizada a abertura na Ponta Oeste, que conta com uma comunidade nativa de pescadores.

A Prefeitura de Paranaguá não divulgou em qual comunidade a criança diagnosticada com o novo Coronavírus reside na Ilha do Mel.

Internamentos

O boletim emitido pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica, Hospitalar do Hospital Regional do Litoral (HRL), na manhã de quinta-feira, 3, informou que 16 pacientes estão internados relacionados à Covid-19. Destes, 10 pacientes já estão confirmados com a doença e os outros seis aguardam o resultado do exame laboratorial.

Além disso, o HRL também divulgou que mais dois óbitos foram confirmados na região.

Um homem de 67 anos, morador em Guaratuba, não resistiu às complicações causadas pelo vírus e faleceu na quarta-feira, 2 de setembro. Uma mulher, de 84 anos, moradora em Paranaguá, também foi vítima da doença no mesmo dia.

Números atualizados

Os dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) na tarde de quinta-feira, 3, revelam que todos os municípios do litoral tiveram aumento no número de casos de Covid-19, com destaque para Paranaguá (mais 30), Pontal do Paraná (mais 11) e Guaratuba (mais 10). 

Desta forma, Antonina registra 335 casos, Guaraqueçaba está com 37, Guaratuba passou para 559, Matinhos está com 297 confirmações, Morretes tem 385, Paranaguá subiu para 3.303 e Pontal do Paraná para 404.

Todos os municípios somam 5.320 casos da infecção pelo novo Coronavírus, são 56 a mais que no boletim do dia anterior. Destes, 3.848 estão recuperados da doença e 121 faleceram em todo o litoral.

Paraná

No Paraná, a Sesa confirmou 2.228 novos casos e 50 óbitos por Covid-19. O Estado soma agora 136.391 casos e 3.411 mortos em decorrência da doença. 

Quanto aos internamentos, 1.006 paranaenses com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados, sendo 857 pacientes em leitos SUS (389 em UTI e 468  em leitos clínicos/enfermaria) e 149 em leitos da rede particular (48 em UTI e 101 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 1.243 pacientes internados, 515 em leitos UTI e 728  em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

A Sesa divulgou, ainda, a morte de mais 50 pacientes, todos estavam internados. “São 23 mulheres e 27 homens, com idades que variam de 34  a 94 anos. Os pacientes que faleceram residiam em: Curitiba (22), Araucária (3), Campo Largo (2), Colombo (2), Ponta Grossa (2), São José dos Pinhais (2) e, um caso em cada um dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Cambé, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Guaratuba, Itambaracá, Itaperuçu, Ouro Verde do Oeste, Paranaguá, Pato Branco, Pérola D´Oeste, Pinhais, Quedas do Iguaçu, Ribeirão do Pinhal, Santana do Itararé, Telêmaco Borba e Toledo”, informou a Sesa.

Com informações da Sesa