Connect with us

Coronavírus

IHGP realiza atendimento on-line

Durante os meses de março e abril, foram atendidas 30 solicitações de pesquisa

Publicado

em

O Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá (IHGP) está realizando atendimento on-line. No último mês, devido às medidas de isolamento e visando à saúde de dos associados e diretores, o IHGP manteve-se fechado.

Ao longo desse período, a equipe continua atendendo as solicitações de pesquisa através de e-mail institucional e página do Facebook, a qual possui mais de 6 mil seguidores. O atendimento remoto já era realizado, mas em virtude da pandemia, as solicitações de pesquisa por e-mail aumentaram.

O público que requisita o atendimento é formado por estudantes, professores e pesquisadores das cidades de Paranaguá, Matinhos, Curitiba, Palmeira, Antonina e de Iguape, no litoral de São Paulo. Durante os meses de março e abril, foram atendidas 30 solicitações de pesquisa.

A grande maioria foi requisitada por estudantes da UFPR, IFPR, Unespar e Unicentro. Além dos estudantes, foram também atendidas solicitações de pesquisadores do Estado de São Paulo.

“As pesquisas solicitavam informações referentes ao acervo bibliográfico e documental do IHGP, além de temas específicos, tais como informações sobre prédios históricos, história de bairros, histórico de indivíduos que atuaram no âmbito político e cultural da cidade de Paranaguá”, relata Priscila Onório, membro da diretoria e pesquisadora.  

Outro acervo que é bastante requisitado é o iconográfico. O acervo de fotos históricas está sendo catalogado pelo Diretor do Museu da Imagem e do Som, Almir Silvério da Silva. “Cabe também destacar o trabalho de nosso membro José Maria de Freitas (Zé Maria) que digitalizou a grande maioria da documentação que está sendo encaminhada por e-mail. Nossa secretária, Lizangela Siqueira, faz toda a parte de divulgação do Instituto na página do Facebook. E eu auxilio, junto aos demais membros, respondendo os e-mails, encaminhando e digitalizando documentos. Nossa Diretora da biblioteca, Guadalupe Vivekananda (foto), também auxilia a todos, pois conhece bem o acervo físico e digital da instituição. Para mim, é um grande prazer poder ajudar os estudantes e pesquisadores, pois também sou estudante e pesquisadora e sei o quanto é importante o trabalho de quem atua em bibliotecas e museus tanto na conservação dos acervos, quanto no atendimento ao público. Nossa equipe fica feliz pela procura do IHGP e está à disposição do público para qualquer dúvida, informação e atendimento remoto referente ao nosso acervo”, finaliza.

Os contatos podem ser feitos pelos seguintes canais:

E-mail – ihgpparanagua@gmail.com

 Facebook – Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá