Coronavírus

Igrejas e templos seguem orientações do decreto Estadual e adotam medidas restritivas

Confira como ficam os cultos e missas na cidade com o novo decreto

Igrejas e templos seguem orientações do decreto Estadual e adotam medidas restritivas

Igrejas e templos seguem orientações do decreto Estadual e adotam medidas restritivas

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) publicou na sexta-feira, 26, a resolução 221/2021 que estabelece o regramento das atividades religiosas em todo o Paraná. A orientação é para que as atividades religiosas sejam realizadas, prioritariamente, de forma virtual, mas permite uma ocupação de 15%.

Já o decreto do Governo do Estado número 6.983/2021 entrou em vigor à 0h de sábado, 27, e tem validade até às 5 horas do dia 8 de março, podendo ser prorrogado ou não, a depender do comportamento da pandemia no território paranaense durante o período.

Em Paranaguá, as medidas estão sendo seguidas, conforme as orientações da resolução da Sesa bem como do decreto Estadual. 

Diocese de Paranaguá

Dom Edmar Peron, bispo da Diocese de Paranaguá, a qual abrange os sete municípios do litoral paranaense e seis do Vale da Ribeira
Dom Edmar Peron, bispo da Diocese de Paranaguá, a qual abrange os sete municípios do litoral paranaense e seis do Vale da Ribeira

O bispo de Paranaguá, dom Edmar Peron, divulgou no sábado, 27, orientações para a Diocese de Paranaguá, no que se refere à pandemia de Covid-19. “Quero, com as presentes orientações, oficializar o que já foi anunciado por meio das redes sociais. Após a publicação, no dia 26 de fevereiro, do Decreto Estadual n.º 6.983/2021, o qual determina medidas restritivas de carácter obrigatório, visando ao enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da pandemia da Covid-19 e da subsequente Resolução n.º 221/2021, da Secretaria de Saúde, considerando a gravidade do momento – esta semana o Brasil superou o número de 250.000 mortos por Covid-19, e teve o segundo maior número de óbitos em 24h, 1.582; o primeiro tinha sido em 29 de julho de 2020, com 1.554 óbitos; e reconhecendo que podemos contribuir para impedir a propagação do novo Coronavírus passamos orientações à diocese”, destaca dom Edmar.

Confira algumas orientações à Diocese de Paranaguá

– Missas. As celebrações eucarísticas devem ser celebradas de modo não presencial, e transmitidas pelas rádios ou redes sociais (os demais sacramentos devem ser remarcados);

– Quanto à distribuição da Eucaristia fora da missa, só acontecerá em caso grave, com expresso consentimento da família.

– Drive-thru. Essa modalidade não está permitida em nossa Diocese.

– Oração pessoal e em Família. A experiência da oração pessoal e em família não é uma exceção para o tempo da pandemia. Incentivo todos à oração e à leitura e meditação da Palavra de Deus. Um bom roteiro pode ser encontrado, a cada domingo, na página da CNBB: https://www.cnbb.org.br/roteiro-celebrar-em-familia-2o…/

– Igrejas abertas. É muito bom que nossas igrejas permaneçam abertas, ao menos por algumas horas durante o dia, a fim de que as pessoas possam entrar e rezar individualmente.

– Atendimento individual. Quando necessário, deve acontecer de modo organizado, com hora marcada;

– Reuniões. Todas as reuniões pastorais devem ser canceladas ou transferidas para um outro momento;

– Funerais. Para esses momentos tão dolorosos, os ministros ordenados e os demais ministros, bem como as religiosas, as lideranças da comunidade e os demais membros de nossas comunidades devem buscar maneiras para demonstrar solidariedade e revelar a consolação de Deus.

– Pobres. Especial cuidado seja dedicado aos pobres, organizando um modo de socorrê-los em suas necessidades.

– Nas celebrações e em todas as outras atividades, sejam observadas as exigências do distanciamento e do uso da máscara e do álcool em gel.

– Duração. Estas Orientações devem ser observadas até o dia 8 de março, quando cessa a vigência do Decreto Estadual 6.983/2021, podendo ser prorrogado.

AMEP

O presidente da Associação de Pastores Evangélicos de Paranaguá (AMEP), pastor Maurici Alves, emitiu uma nota oficial, em nome da entidade, em que declarou as medidas que devem ser adotadas pelos templos e fiéis, a fim de controlar e contornar este momento difícil de pandemia, as quais estão de acordo com a publicação do decreto do Governo Estadual n.º 6.983/2021.

Pastor Maurici Alves, presidente da Associação de Pastores Evangélicos de Paranaguá, AMEP
Pastor Maurici Alves, presidente da Associação de Pastores Evangélicos de Paranaguá, AMEP

Medidas

– Fica suspenso todo Culto/reunião com mais de 15% da capacidade total dos templos.

– As igrejas devem dar preferência à transmissão do culto on-line e para atendimento individual.

– Todas as demais práticas, que já haviam sido adotadas, para conter o contágio da Covid-19, devem ser ainda mais intensificadas.

“Neste momento, precisamos nos unir em oração e seguir as orientações das autoridades competentes, sabendo que o nosso Deus, continua no controle de todas as situações”, finaliza Pastor Murici Alves.

Confira a resolução da Sesa-PR na íntegra:

Leia também: Governo ativa mais 148 leitos Covid e estuda ampliar outros 97

Igrejas e templos seguem orientações do decreto Estadual e adotam medidas restritivas

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.