conecte-se conosco

Coronavírus

Guaratuba inicia vacinação contra a Covid-19 de crianças sem comorbidades

Faixa etária de 10 e 11 anos está sendo imunizada nesta etapa

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Guaratuba/Divulgação

Na segunda-feira, 24, a Prefeitura de Guaratuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou que iniciou a vacinação contra a Covid-19 de crianças sem comorbidades de 10 e 11 anos. Além disso,  o município prossegue com a imunização do público infantil de 5 a 11 anos com comorbidades ou deficiências permanentes. De acordo com o município, além da imunização pediátrica, a alta procura pela dose de reforço (DR), assim como outras etapas vacinas, por moradores, turistas e veranistas, fez com que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), aumentasse a remessa de vacinas para Guaratuba e cidades litorâneas. 

“Com o início da vacinação das crianças de 5 a 11 anos, a pressão na demanda da dose de reforço após a diminuição do intervalo entre doses de 5 para 4 meses, e a alta procura por conta da nova variante e também dos turistas e veranistas que fez o Governo do Estado aumentar a remessa de vacinas para as cidades do litoral”, informa a assessoria. Desde a última quarta-feira, 19, devido a esta alta procura pelos imunizantes, a prefeitura retomou o funcionamento da Central de Vacinação, localizada no ginásio de esportes do Parque Municipal no bairro Piçarras, que funciona de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 18h. 

Outro mecanismo retomado para organização da imunização foi o agendamento prévio on-line da Prefeitura de Guaratuba, algo que é feito por meio do site http://vacinas.guaratuba.pr.gov.br para vacinação infantil, de adolescentes e adultos com a primeira, segunda e terceira dose. 

Exigências para a vacinação infantil e de adolescentes

“Para a vacina das crianças é preciso do termo de responsabilidade que está disponível no site. Para vacinação de crianças com comorbidades ou deficiências é preciso também cadastrar no site e anexar o laudo, declaração médica que comprove a prioridade”, detalha o município. “Nesta fase da campanha da vacina infantil, somente serão autorizadas a vacinação de crianças devidamente matriculadas na rede municipal ou particular de ensino do município de Guaratuba, pois as doses foram enviadas por meio dos dados de população do IBGE, não sendo possível atender turistas e veranistas neste momento”, completa.

Segundo o município, as escolas de Guaratuba enviaram lista nominal de todos os seus estudantes, sendo que desta forma “somente serão agendadas as crianças que estiverem nesta lista”, acrescenta.

Para imunização de adolescentes com a primeira e segunda dose é obrigatório apresentar o termo de consentimento assinado pelo responsável legal, documento (RG ou Certidão de nascimento) e CPF (ou cartão SUS). “O Termo de Consentimento está disponível no Portal da Prefeitura para impressão ou pode ser retirado antecipadamente na Central de Vacinas para assinatura dos responsáveis. No dia da vacinação é necessário um documento oficial do adolescente e responsável, e cartão SUS do adolescente”, detalha.

Segunda e terceira dose

Para imunização com a segunda e terceira dose, os cidadãos devem realizar o cadastro novamente no site http://vacinas.guaratuba.pr.gov.br . “Se a pessoa já estiver cadastrada, o sistema vai apontar a duplicidade e dar a data do agendamento. O intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 é de quatro meses. Não esqueça da carteirinha de vacinação, um documento com foto, CPF ou cartão SUS. Completar o esquema vacinal aumenta a eficácia e a durabilidade da proteção”, finaliza.

Com informações da Prefeitura de Guaratuba