Dando continuidade ao plano de vacinação contra a Covid-19, o município de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, esteve na sexta-feira, 22, vacinando os idosos e funcionários do Asilo São Vicente de Paulo, grupo prioritário para as primeiras doses da vacina, conforme o Plano Nacional de Imunização.
Por volta das 9h, teve início a imunização, e a primeira pessoa a receber a dose da vacina foi dona Maria Fernandes, de 100 anos. Também foi imunizado o senhor Carlos Altamiro, de 75 anos, primeiro homem a receber a vacina no asilo.
A administradora do Asilo São Vicente de Paulo, irmã Maria Tarcisia, que trabalha na instituição há mais de 10 anos, foi a primeira funcionária a ser imunizada. “Realizamos um trabalho intenso no asilo e agora, com a pandemia, ficamos bem restritos das visitas e todas as atividades que aconteciam aqui dentro não puderam ser mais realizadas, mesmo assim conseguimos realizar um bom trabalho para que os idosos ficassem mais resguardados da pandemia. Agradecemos muito à Saúde por estar vindo aqui, nos acompanhando desde o início e isso fez com que nos ajudasse a controlar a pandemia aqui dentro. Já quanto à vacinação estamos muito contentes e, com muita alegria, estamos sendo imunizados, também estamos muito felizes pelos funcionários porque pensávamos que só os idosos seriam vacinados. Isso é um grande presente para todos nós, e estamos sem palavras para agradecer tanta graça de Deus e estas maravilhas que vêm acontecendo no asilo”, externa irmã Tarcisia.
A enfermeira da Estratégia da Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde, Andrielle Alves da Silva Gonzaga, enfatizou ser um momento de emoção. “É um momento de muita emoção, pelo qual todos nós estávamos esperando. Eu fico muito feliz em poder participar desse momento e aproveito para agradecer à Secretaria de Saúde, que tem dado toda a cobertura e estrutura que precisamos para estar realizando essa imunização. A emoção é muito maior de estar nesse asilo justamente porque a gente vem acompanhando ao longo dos meses, semanalmente nós estamos aqui testando todos eles. Poder estar aqui imunizando os idosos é muito gratificante”, enfatiza a enfermeira, informando que serão utilizadas entre idosos e cuidadores 73 doses das vacinas.
O padre André Luís Buchmann de Andrade, reitor do Santuário de São Francisco das Chagas e vice-presidente da instituição, também falou sobre a importância da vacinação para todos os residentes e colaboradores do Asilo. “Uma esperança muito grande, pois a imunização nos dá essa sensação, principalmente para os nossos internos que já possuem tantas dificuldades pelos anos vividos, que eles possam ser imunizados e que, aos poucos, toda a população receba a vacina também, para voltarmos à normalidade”, enfatiza padre André Luís.
O presidente do Asilo São Vicente de Paulo, Luiz Afonso Ribeiro da Silveira, também falou sobre este importante momento. “Tivemos uma pandemia que nos pegou de surpresa em 2020, a qual vitimou tantas pessoas, inclusive nós tivemos algumas perdas no asilo, e quando chega esse momento da vacinação nos traz muita emoção e gratidão, principalmente quando vemos a dona Maria Fernandes, aos 100 anos de idade, sendo a primeira pessoa a ser vacinada na instituição. Isso nos dá a esperança de que estamos virando uma página tão triste para a humanidade”, enfatizou Silveira.
Além do Asilo São Vicente de Paulo, já foram vacinados em Paranaguá, os idosos e trabalhadores do Lar de Idosos Perseverança, que receberam as doses na quinta-feira, 21.
O município conta ainda com mais uma instituição de longa permanência, o Lar Recanto Feliz, que terá 11 idosos vacinados, além de funcionários que atuam no estabelecimento, os quais foram vacinados na tarde de sexta-feira, 22.
Vale destacar que as datas, com as novas fases, e os grupos preconizados devem ser divulgados após a chegada de mais lotes da vacina à cidade.
Leia também: Hospital Regional do Litoral registra mais um óbito pela Covid-19