Local funcionará no Centro de Diagnóstico João Paulo II
A situação de pandemia do novo Coronavírus em Paranaguá, que já registrou 71 casos confirmados da doença e cinco óbitos (um importado) até a quinta-feira, 4, fez com que, além de toda a estrutura de saúde já destinada aos pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19, a Prefeitura de Paranaguá abrisse mais leitos destinados aos cidadãos. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), um hospital de campanha está sendo instalado no centro cirúrgico do Centro de Diagnóstico João Paulo II, no Parque São João.
Segundo a Semsa, o espaço contará com 10 leitos de enfermaria podendo ser ampliado para até 30 leitos, caso necessário. “O intuito é atender casos leves, suspeitos ou confirmados para Covid-19, desafogando, assim, o Hospital Regional do Litoral (HRL) que atende as sete cidades litorâneas. Os demais serviços realizados no Centro de Diagnóstico João Paulo II não serão afetados, pois o espaço – que estará pronto em breve – contará com entrada e equipe de profissionais de saúde específicas para atendimentos relacionados ao Coronavírus”, informa.
“O ambiente será o local de referência para esse serviço, ou seja, após entregue a unidade de Saúde na Serraria do Rocha voltará a ter sua função de unidade básica de saúde”, explica a pasta.
Recursos
De acordo com a secretaria, os recursos utilizados para a instalação da estrutura física são próprios da Prefeitura de Paranaguá. “Os equipamentos estão sendo adquiridos por meio de recursos do município e também com o apoio de empresas portuárias com a doação de equipamentos que aos poucos estão chegando para o funcionamento do hospital de campanha”, complementa.
Aumento de casos
Sobre o aumento de casos da Covid-19 nos últimos dias, principalmente no domingo, 31, que contou com oito registros confirmados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) em Paranaguá, e na quinta-feira, 4, mais sete casos em um único dia, o município afirma que se trata de pessoas que já aguardavam resultado dos exames, algo que não possui ligação com reabertura do comércio no último decreto, sendo que o cenário epidemiológico está sendo avaliado constantemente. Segundo a prefeitura, o acréscimo já era previsto e está sendo feita barreira epidemiológica constante para minimizar disseminação do vírus em Paranaguá.
Luta contra a Covid-19
“Estamos em constante luta contra a disseminação do Coronavírus no município, por outro lado também nos preocupamos com a economia dos parnanguaras, mas estamos em constante avaliação da situação e, sempre que necessário, tomaremos atitudes que visam especialmente a salvaguardar a vida dos parnanguaras. As alterações apresentadas no Decreto n.º 2012 não modificam a importância da utilização de máscara por todos, a higienização individual e dos ambientes, o distanciamento e/ou isolamento social para evitar a transmissão do Coronavírus”, salienta o prefeito Marcelo Roque.