conecte-se conosco

Coronavírus

Guaratuba inicia aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19

Idosos acima de 80 anos que tenham tomado reforço há quatro meses podem se imunizar

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Guaratuba/Divulgação - Arquivo

Na quarta-feira, 30, a Prefeitura de Guaratuba, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a aplicação da quarta dose ou segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19. O público-alvo atualmente desta etapa de imunização são os idosos acima de 80 anos. A imunização da quarta dose, bem como de da primeira, segunda e dose de reforço contra o Coronavírus, está sendo oferecida na Central de Vacinas, localizada no Parque Municipal, de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 18h, sem necessidade de agendamento.

Segundo a prefeitura, idosos acima de 80 anos podem procurar a Central de Vacinas para se imunizarem com a segunda dose de reforço. “No entanto, por conta do intervalo entre as vacinas, para ser vacinado o idoso precisa ter tomado a terceira dose há 4 meses”, explica a assessoria.

Livre demanda

Desde o dia 14 de março, a Prefeitura de Guaratuba passou a vacinar a sua população por livre demanda, ou seja, sem agendamento prévio, que anteriormente era feito pelo site do município. “A vacinação contra a Covid-19 para toda população acima de cinco anos acontece na Central de Vacinação”, informa, destacando a vacinação com a primeira e segunda dose para crianças acima de cinco anos e adolescentes até 18 anos de idade, bem como para adultos com todas as etapas vacinas autorizadas pelo Ministério da Saúde (MS).

Segunda dose e reforço

A imunização com a segunda dose contra a Covid-19 segue sendo realizada pelas equipes de saúde, variando de acordo com o imunizante recebido na dose inicial por cada cidadão. “Consulte a data prevista marcada a lápis em sua carteirinha de vacinação. Caso não haja marcação, procure a Central de Vacinas”, informa.

“O intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 é de quatro meses para todos os imunizantes. A dose de reforço é indicada apenas para adultos”, informa a pasta municipal. “Não esqueça da carteirinha de vacinação, um documento com foto, CPF ou cartão SUS.Completar o esquema vacinal aumenta a eficácia e a durabilidade da proteção”, explica. 

Testagem prossegue

A Prefeitura destaca que a testagem da doença junto à população prossegue em Guaratuba por meio do Centro de Coletas, Monitoramento e Rastreamento para Covid-19, junto ao espaço da Colônia dos Fiscais. O espaço realiza o monitoramento dos casos positivos e rastreamento de contatos. “Pessoas com sintomas ou que tiveram contato com positivados podem ir também até a Central de Coleta Municipal, de segunda a segunda, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h”, informa. O espaço fica localizado na rua Teixeira Soares, esquina com Plínio Tourinho, acesso pelos fundos da Colônia dos Fiscais.

Além disso, os cidadãos podem baixar gratuitamente o aplicativo “Dados do Bem” para realizar uma autoavaliação. “A inteligência de dados vai analisar os sintomas, e se a autoavaliação indicar probabilidade de contaminação, você receberá pelo aplicativo um QR Code com data e hora para comparecer ao posto de coleta da Secretaria Municipal da Saúde. O link para download é o https://dadosdobem.com.br/get-app“, finaliza. 

Com informações da Prefeitura de Guaratuba