A Prefeitura de Guaraqueçaba anunciou que retomou a vacinação contra a Covid-19 de todos os adolescentes de 12 a 17 anos, constando pessoas com ou sem comorbidades. A decisão ocorreu após, na última semana, o município ter iniciado a imunização do público juvenil, algo que foi paralisado após a Nota Informativa n.º 01/2021 do Ministério da Saúde. Entretanto, após decisão do corpo técnico da Secretaria Municipal de Saúde e da prefeita Lilian Ramos Narloch, Guaraqueçaba decidiu retomar a imunização de pessoas de 12 a 17 anos na terça-feira, 21.
“Guaraqueçaba foi o primeiro município a vacinar esta faixa etária e somente nos dois primeiros dias de vacinação em uma única Unidade Básica de Saúde, cerca de 200 adolescentes foram vacinados contra a Covid-19 com o imunizante da Pfizer”, explica a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaraqueçaba. Segundo o município, a vacinação ocorre nas principais unidades básicas de saúde na sede, comunidade rural do Tagaçaba e comunidade insular da Ilha do Superagui, das 8h às 17h, conforme disponibilidade de doses. “Os adolescentes devem comparecer com documentos pessoais, comprovante de endereço, cartão do SUS e acompanhados de um adulto responsável”, informa a prefeitura.
Avanço na vacinação em Guaraqueçaba
“O município de Guaraqueçaba possui uma população total de 7.594 habitantes, destes 5.791 correspondem a população maior de 18 anos cujo percentual vacinado é superior a 96%, já a população de adolescentes entre 12 e 17 anos é de 1.798 habitantes. Estima-se que todo este público esteja vacinado nos próximos 90 dias conforme a disponibilidade de doses”, detalha a assessoria.
Prefeita e secretário de Saúde reforçam agilidade na imunização
Em vídeo divulgado pelo município, a prefeita Lilian Ramos explicou a decisão de vacinar todos os adolescentes de Guaraqueçaba. “Retomamos a vacinação dos jovens de 12 a 17 anos a partir da terça-feira, 21”, informa. “Esperamos nossos jovens nessas três principais unidades de Saúde: Tagaçaba, Superagui e sede”, completa.
“Estamos seguindo aqui a recomendação de uma das principais agências do nosso País que é a Anvisa que recomendou a vacinação da Pfizer a adolescentes”, afirma o secretário municipal de Saúde, Alcendino Ferreira Barbosa, o “Thuca da Saúde”.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guaraqueçaba
Foto: Prefeitura de Guaraqueçaba