Connect with us

Coronavírus

Guaraqueçaba registra primeiro caso e óbito decorrente da Covid-19

Prefeitura afirma que familiares e pessoas que tiveram contato com o paciente estão em quarentena (Foto: Prefeitura de Guaraqueçaba)

Publicado

em

Vítima da doença foi um homem de 34 anos

Na terça-feira, 12, a Prefeitura de Guaraqueçaba divulgou oficialmente que o primeiro caso do novo Coronavírus no município acabou sendo também o primeiro óbito decorrente da doença na cidade. A vítima foi um homem de 34 anos, que possuía comorbidades de saúde e era morador na cidade. Segundo o município, ele esteve em Paranaguá e Curitiba no final de abril, retornando a Guaraqueçaba e posteriormente indo a Curitiba, onde foi internado, teve confirmação da Covid-19 no início de maio e veio a óbito no domingo, 10. 

O prefeito Ariad Junior, antes do anúncio oficial da morte, ainda na confirmação do primeiro caso da Covid-19, lamentou a notícia em vídeo divulgado em seu Facebook. “Foi confirmado, infelizmente, pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). O paciente é um guaraqueçabano e esteve em Guaraqueçaba no último mês”, explicou.

“A população deve estar alerta. Temos um gabinete de crise da Covid-19, abordando a saúde e outras questões sociais e econômicas, que têm deliberado sobre várias questões e uma delas é sobre o tráfego de pessoas e barcos de passageiros, bem como veículos de transporte de passageiros e, no último decreto, ficou claro que a Vigilância Sanitária está fazendo um trabalho rigoroso de controle sanitário nas barreiras da cidade. Deixo claro: respeitem os decretos municipais. Utilizem a máscara. Estamos acompanhando centenas de mortes pelo Brasil”, afirma Ariad Junior, prefeito do município.

Segundo o prefeito, o momento é de compreensão e de que os moradores em Guaraqueçaba não saiam de casa. “Peço a todos solidariedade e comprometimento”, salienta, destacando a presença de transporte marítimo clandestino de passageiros em Guaraqueçaba, algo que está sendo fiscalizado. 

Secretária detalha primeiro caso

“O paciente esteve em viagem a Curitiba e Paranaguá nos dias 22 e 23 de abril, conforme investigação da Vigilância Epidemiológica do município, retornando a Guaraqueçaba no dia 24 de abril. Até 27 de abril ele esteve no município, retornando neste dia a Curitiba, onde ele deu entrada no Hospital Angelina Caron para outros tratamentos, tendo em vista que este paciente já tem outros agravos de saúde”, acrescenta a secretária municipal de Saúde, Nilza Rederd. 

De acordo com a gestora, no dia 3 de maio houve a suspeita de que ele estaria com Coronavírus, algo que foi confirmado no dia 5 deste mês, após realização de exame. “Todos os familiares do paciente estão em quarentena”, acrescenta.

“Temos em Guaraqueçaba outros casos suspeitos de Coronavírus nas ilhas e a nossa Vigilância em Saúde está trabalhando incansavelmente para atender essas situações”, completa a secretária. “Estamos trabalhando a todo vapor com o intuito de deixar a população tranquila”, finaliza.