conecte-se conosco

Coronavírus

Litoral receberá mais 5.048 vacinas contra a Covid-19

Sesa destinará à 1.ª RS de Paranaguá 1.030 doses pediátricas e 4.018 para o público geral

Publicado

em

Foto: Arquivo - Danilo Avanci/Sesa

Após queda de barreira na BR-277 ocasionada pelo alto índice de chuvas e a liberação da BR-277, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), destinará mais 5.048 vacinas contra a Covi-19 para a 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) de Paranaguá, responsável pela distribuição aos sete municípios do litoral do Paraná. A Sesa havia anunciado o envio na terça-feira, 29, entretanto, no mesmo dia, o deslizamento atingiu a via federal que é o principal acesso ao litoral, fazendo com que a descentralização ocorresse somente após liberação da estrada.

Segundo os dados da Sesa, das doses encaminhadas ao litoral, 1.030 serão destinadas à imunização de crianças, sendo elas da Pfizer. Além disso, foram destinadas 2.118 imunizantes da Pfizer e 1.900 da AstraZeneca, todas elas para aplicação em moradores da região com idade acima de 12 anos.

“As vacinas da distribuição desta semana serão enviadas para a 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá na quarta-feira, 30, até o fim do dia. A Sesa reforça que a vacinação deve continuar, pois o imunizante é a ferramenta mais eficaz e segura contra o vírus da Covid-19”, informou em nota a Sesa.

Paraná

Segundo a Sesa, foram enviadas para todo o Paraná 229.253 vacinas contra o Coronavírus. “Desse total, 49.570 são vacinas pediátricas da Pfizer/BioNTech, destinadas às crianças de cinco a 11 anos e 179.683 são para a faixa etária acima de 12 anos, sendo 84.798 imunizantes da Pfizer e 94.885 AstraZeneca. Os imunizantes foram solicitados pelos municípios e estão sendo retirados do Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) pelas Regionais de Saúde”, detalha.

“Relembro diariamente a necessidade da vacinação. Os casos estão aumentando, e fatalmente, haverá um número significativo de pessoas infectadas pelo coronavírus, por isso a importância da imunização”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. De acordo com o gestor, foi solicitado ao Ministério da Saúde ainda mais doses para imunização contra a Covid-19 de todos os públicos, algo que permitirá a continuidade do avanço da campanha de vacinação no Paraná, algo que inclui o litoral. 

A Sesa afirma que somente nos últimos quatro meses foram descentralizadas mais de 1,4 milhão de doses aos municípios, algo que incluiu diversos públicos, abrangendo também o grupo mais recente, as vacinas para bebês e crianças até três anos.  

Liberação da BR-277

A liberação parcial da BR-277 aconteceu às 15h30 da quarta-feira, 30, algo decidido após reunião técnica entre o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A medida permitirá o fluxo não somente dos carros de municípios e Sesa com as vacinas, como também de outros veículos, algo defendido pelo DER-PR para resgate deste tráfego, visto os bloqueios também na BR-376 e PR-410 (Estrada da Graciosa). “Nesses dois casos, não há previsão de liberação”, detalha.

“A pista, atingida por deslizamento de terra em dois segmentos nos últimos dias, além da queda de rochas no mês passado, está passando por limpeza e melhorias, devendo ficar liberada em pista simples do km 39,5 ao km 42, tanto no sentido Curitiba – Paranaguá quanto no sentido Paranaguá – Curitiba”, finaliza o DER-PR.

Confira o número de doses para a 1.ª RS de Paranaguá e outras Regionais:

Arte: Sesa

Com informações da AEN

Em alta

plugins premium WordPress