conecte-se conosco

Coronavírus

Guaraqueçaba não registra óbitos por Covid-19 em julho

Vacinação continua para pessoas acima dos 18 anos

Publicado

em

Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que Guaraqueçaba foi o único município do litoral que não registrou óbitos por Covid-19 em julho. Além de Guaraqueçaba, outras 141 cidades do Paraná também não confirmaram mortes pela infecção no mês passado.

Outras 89 cidades tiveram um óbito (22,3%) e 42 municípios (10,5%) dois óbitos. Apenas 36 municípios tiveram mais de 10. Ao todo, 1.999 mortes foram notificadas pela doença no mês passado em 257 cidades.

Em números absolutos, desde fevereiro deste ano o Paraná não registrava menos de 2 mil óbitos no espaço de um mês. Já com relação aos municípios, somente em janeiro o Estado registrou mais de 140 cidades sem notificações, ou seja, seis meses atrás. Os dados são baseados na data de ocorrência das mortes e foram analisados nesta semana.

O secretário de Saúde de Guaraqueçaba, Alcendino Ferreira Barbosa, afirma que o município não registrou óbitos no mês passado. “O município não registrou óbitos no mês de julho e os casos positivos aqui no município caíram drasticamente. O Hospital Regional de Guaraqueçaba também está com a Ala Covid vazia”.

O número de óbitos ocorridos em julho é 58,5% menor que as notificações de junho, quando o Paraná registrou 4.819 mortes por Covid-19. A tendência de queda, conforme o avanço da imunização, também é percebida pela redução de 55% na média móvel de mortes (comparativo com duas semanas atrás). “Os dados apontam para um novo momento da pandemia. O Paraná já aplicou 8 milhões de doses contra a Covid-19, tem 70% da população adulta e mais de 50% da população geral imunizada com ao menos uma dose. Isso implica em queda nos internamentos, nos óbitos e nas manifestações mais graves da doença. Mesmo assim, precisamos continuar os cuidados e aumentar a vacinação, principalmente com o ciclo completo”, disse o secretário estadual de Saúde, Beto Preto.

Segundo o secretário Alcendino Ferreira Barbosa, as ações que o município vem fazendo, através da secretaria municipal de Saúde, vem dando resultados positivos e os cuidados ainda estão sendo mantidos em toda a cidade. “Isso se deve a todas as ações que o município de Guaraqueçaba vem fazendo no combate ao Coronavírus, como as seis equipes volantes que temos para a vacinação, a sanitização de ambientes com maior aglomeração de pessoas, ainda seguimos algumas restrições. Passamos orientações para a população e campanhas pelas redes sociais, obedecendo todos os cuidados básicos como o uso de máscara, álcool em gel e o distanciamento social que é super importante, além de monitorar através de testes rápidos a circulação do vírus no município”.

De acordo com o Informe Epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), Guaraqueçaba tem uma população estimada em 7.594 pessoas, sendo 744 casos confirmados da doença até o momento. O documento ainda traz 661 pacientes recuperados e 18 óbitos desde o início da pandemia, em março de 2020.

“Gradativamente estamos voltando à normalidade aqui na nossa cidade”, comemorou o secretário de Saúde de Guaraqueçaba, Alcendino Ferreira Barbosa.

Vacinação

No dia 14 de junho, o município de Guaraqueçaba começou a vacinação contra a Covid-19 em pessoas acima dos 18 anos. A cidade foi a primeira do litoral do Paraná a imunizar a população desta faixa etária. A região conta com 19 comunidades isoladas, com pequenos grupos populacionais que podem chegar a 300 pessoas.

“A vacinação permanece a todo vapor, continuamos com as nossas equipes aplicando as doses. Estamos vacinando na repescagem com a primeira dose e continuamos com a segunda dose. Estamos buscando ainda as pessoas que recusaram a vacina, para vacinarmos o maior número de moradores, tentando convencer essas pessoas a receberem a imunização contra a Covid-19”, disse o secretário de Saúde de Guaraqueçaba.

Os moradores de Guaraqueçaba maiores de 18 anos deverão comparecer nos locais de vacinação munidos de documento original com foto, cartão do SUS e comprovante de residência atualizado no município.

Foto: Divulgação / Prefeitura de Guaraqueçaba

São três principais locais de vacinação: na Ilha do Superagui (Unidade Básica de Saúde Lídio Michaud), na Sede do Município (Unidade Básica de Saúde Padre Mario de Maria) e na Comunidade Rural do Tagaçaba de Baixo (Unidade Básica de Saúde Bom Samaritano).

“Gradativamente estamos voltando à normalidade aqui na nossa cidade”, comemorou o secretário de Saúde de Guaraqueçaba, Alcendino Ferreira Barbosa.

Em alta

plugins premium WordPress