Na tarde de terça-feira, 24, o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, fez um pronunciamento, no qual anunciou um pacote de medidas sociais para mitigar os impactos causados pela pandemia do novo Coronavírus na renda das famílias paranaenses.
Entre as medidas está a ampliação do fornecimento de merenda escolar, que será distribuída para 320 mil famílias. Os anúncios foram feitos também pelo secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes do Governo do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge.
O governador começou o pronunciamento ressaltando que o Paraná tem conseguido controlar o Coronavirus de forma organizada, pediu calma para as famílias e reforçou os cuidados com idosos. “É importante registrar que toda a equipe de trabalho está dedicada 24 horas por dia para buscar melhores soluções e colocar o Paraná em um patamar importante de enfrentamento”, destacou Ratinho Júnior.
Merenda escolar
Visando a beneficiar as famílias que ficaram sem renda em virtude da pandemia de Coronavírus no Estado, o governo ampliou, a partir de terça-feira, 24, a compra de alimentos da agricultura familiar. Esses produtos aumentam a distribuição da merenda escolar, estendendo a alimentação também para a família dos estudantes, que hoje permanecem em casa sem aulas. Assim como para entidades sociais e hospitais filantrópicos.
Desta forma, a agricultura familiar sairá de 22 mil fornecedores de alimentos para 25 mil. “Haverá distribuição de merenda para 320 mil famílias. Vamos encaminhar os kits para os pais dos alunos. Estamos separando do Fundo de Combate à Pobreza de R$ 320 milhões”, destacou o governador.
O secretário do Planejamento e Projetos Estruturantes do Governo do Paraná, Valdemar Bernardo Jorge, destacou a saída encontrada para auxiliar a população de baixa renda. “O governador nos deu a incumbência de não deixar ninguém para trás e ajudar aqueles que mais precisam. Temos que ter o cuidado com as pessoas e com a saúde das pessoas, mas, além disso, o governador pediu para que nos preocupássemos com a renda das pessoas. Os kits da merenda escolar serão distribuídos a partir de quinta-feira, 26. São cerca de quatro mil toneladas de alimentos para atingir esse número de 320 mil famílias. Estabelecemos relações de confiança, podem confiar no governo”, declarou o secretário.
Energia
O Governo vai ampliar a cobertura da tarifa social da energia para 217 mil famílias. “Serão 52 mil famílias a mais beneficiadas e que não terão a obrigação de pagar a sua conta por 90 dias. Também não haverá corte de energia para famílias de baixa renda no Paraná. Estamos orientando a Copel a não cortar energia de hospitais filantrópicos que são estratégico e parceiros do Estado”, disse o governador.
Cohapar
Haverá a suspensão, por 90 dias, de mensalidade de 18 mil famílias que não precisarão pagar a casa própria adquirida por meio da Cohapar (Programa de Habitação do Governo do Estado).
Sanepar
O pagamento da tarifa social da Sanepar foi suspenso e não haverá corte de água para as pessoas de baixa renda.
Pacote econômico
“Estava programado para hoje um anúncio na área econômica, mas como o Governo Federal fez um lançamento importante de investimentos para os Estados e municípios e setores da economia, a nossa equipe está com este anúncio fazendo um estudo para que possamos apresentar em um ou dois dias todo o pacote de investimento no setor econômico para as empresas, microempresas e autônomos, que vão perder parte de sua renda”, destacou o governador do Paraná.
Pela manhã, o governador participou de uma videoconferência com o presidente Jair Bolsonaro e alguns membros do Governo Federal e governadores dos Estados do Sul. A partir dessa reunião, foram alinhadas ações em conjunto para a retomada da economia, além de serem discutidos os recursos que serão repassados aos Estados.
Na quinta-feira, 26, haverá um novo pronunciamento do governador com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, para apresentar um mapa de planejamento da saúde. “Estamos organizados com os hospitais públicos, filantrópicos e com os particulares para atender toda a demanda”, ressaltou o governador do Paraná.