conecte-se conosco

Coronavírus

Fim de semana não terá aplicação de vacinas contra a Covid-19 e Gripe em Paranaguá

Campanha de vacinação ocorre de segunda a sexta-feira

Publicado

em

Foto: Divulgação / Prefeitura de Paranaguá

A Prefeitura de Paranaguá, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), informa que a campanha de vacinação contra a Covid-19 e contra a Gripe acontecerá de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no interior da Estação Ferroviária.

Desta forma, o local de vacinação, localizado na Avenida Maximiano da Fonseca, estará fechado na cidade aos fins de semana. O motivo se dá pela baixa procura aos sábados e domingos. “Anteriormente mantínhamos o atendimento aos finais de semana, mas atualmente a procura tem sido baixa nesses dias”, observou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá realizam a campanha de vacinação contra a Covid-19 e contra a Gripe ao longo da semana. Com a pandemia, o cidadão deve se organizar para deixar em dia o esquema vacinal.

“A pandemia não acabou e completar o esquema vacinal contra a Covid-19 é fundamental para evitar casos agravados e até mesmo óbitos em consequência da doença”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro.

Campanha de vacinação ocorre no interior da Estação Ferroviária de segunda a sexta-feira. (Foto: Divulgação / Prefeitura de Paranaguá)

UBS Branquinho

Além da Estação Ferroviária, o município conta com outro ponto de vacinação contra a Covid-19. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Márcio Ubirajara Elias Roque, conhecida como “Branquinho”, oferece todas as etapas de imunização contra o novo Coronavírus de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, com intervalo no horário de almoço.

As equipes da Secretaria Municipal de Saúde também levam a vacina aos acamados e domiciliados, comunidades marítimas e ilhas da região.

Para se imunizar é preciso apresentar documento com foto, CPF, o Cartão SUS e preferencialmente a carteirinha de vacinação.

Vacinas

Paranaguá recebe doses de vacinas através da 1.ª Regional de Saúde. A cada novo envio de lote, propicia a continuidade da campanha de imunização dos parnanguaras com a 1.ª e 2.ª dose, Dose de Reforço e 4.ª dose da vacina contra a Covid-19. A pessoa deve verificar a carteira de vacinação para saber qual vacina deve receber e o intervalo de cada uma das doses.

Gripe

A vacina contra a Gripe está sendo aplicada de segunda a sexta-feira no interior da Estação Ferroviária, das 8h às 18h. A dose única do imunizante é voltada para pessoas a partir dos 6 meses de idade que não tomaram a vacina em 2021. O cidadão deve apresentar documento com foto, CPF, o Cartão SUS e preferencialmente a carteirinha de vacinação.

Covid-19

Os profissionais de saúde também estão aplicando a primeira dose em crianças acima dos 5 anos, adolescentes com 12 a 17 anos e em adultos acima dos 18 anos. A segunda dose da Pfizer com intervalo de 21 dias após a primeira aplicação. A vacina AstraZeneca está sendo administrada para todos que receberam a primeira dose com essa mesma vacina. A CoronaVac segue conforme a data de retorno anotada no documento vacinal do cidadão. A segunda dose da vacina Janssen é aplicada após dois meses da primeira dose.

Pessoas que receberam a segunda dose tanto da Pfizer, CoronaVac quanto AstraZeneca há 120 dias (quatro meses completos) podem receber a terceira dose. Imunocomprometidos também podem receber o reforço 28 dias após a segunda dose.

Os imunocomprometidos podem receber a quarta dose da vacina com intervalo de 120 dias (quatro meses completos) após a terceira dose.

“Não podemos relaxar com a imunização. Chamamos a população para que procure a Estação Ferroviária e complete seu esquema vacinal. A equipe está pronta para atender a todos”, salientou a coordenadora da vacinação na Estação Ferroviária, a secretária de Governo, Luciana Costa.