conecte-se conosco

Coronavírus

Explosão de casos: Paranaguá passa de 60 para 552 infectados semanalmente pela Covid-19

Número de casos semanais na cidade aumentou quase 1.000%

Publicado

em

O número de casos da Covid-19 está aumentando consideravelmente em Paranaguá. Dados do informe epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) apontam que de 9 a 15 de agosto a cidade registrou 60 casos confirmados e de 16 a 23 de agosto foram 552 novos infectados pela doença, ou seja, houve um aumento de quase 1.000% entre os períodos analisados.

Em relação a óbitos, o boletim da Sesa informa que não houve novas mortes em decorrência da enfermidade entre 9 e 15 de agosto. Na semana passada, de 16 a 23 de agosto, o município confirmou cinco falecimentos.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), os números de infectados pelo vírus ainda tendem a aumentar no mês de setembro. Um dos fatores, segundo a prefeitura, seria a preocupação com o avanço da variante Delta pelo país.

“Nós não estamos perto do fim da pandemia, porque o vírus se movimenta, nós temos várias variantes e cada uma delas pior do que a outra, porque nós damos vazão a esse comportamento viral. A gente só tem variantes do vírus, porque permitimos que o vírus circule e o índice de reprodução viral cresça. Quanto mais o vírus circula, mais ele varia, mais variantes são criadas, pois ele vai se modificando aos poucos. Estamos numa crise sem precedentes e ela está longe de acabar”, destacou Gianfrank Tambosetti, chefe da Sala de Situação da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com o sistema Loft.Science, que calcula o Rt médio de todos os Estados e do Brasil com base em um algoritmo desenvolvido pela empresa. Desde o final da semana passada, o índice voltou a subir, projetando um crescimento no número de casos confirmados da doença. O Estado registra uma taxa de contágio em 1,06. O número significa que, atualmente, 100 infectados pelo vírus da Covid-19 contaminam, em média, 106 novas pessoas.

Dentre todos os Estados do Brasil, a taxa de transmissão do vírus no Paraná é a mais alta. Em segundo lugar aparece o estado de Goiás com taxa de 1,05 e Rio de Janeiro em terceiro com 1,04.

Com o cenário em elevação, tanto no Estado quanto em Paranaguá, a recomendação é de manter a precaução e continuar seguindo protocolos de segurança e distanciamento social. Os governos municipal e estadual têm adotado medidas restritivas para conter a doença e o número alto de casos e óbitos.

Mesmo com o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19, o aumento no número de casos têm preocupado as autoridades de saúde de Paranaguá. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a taxa de transmissão na cidade ficou em 1,33 na segunda-feira, 23, isso significa que a cada 100 infectados pelo vírus da Covid-19 contaminam, em média, 133 novas pessoas.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que o crescimento de novos infectados começou a partir do dia 13 de agosto.

Paranaguá tem atualmente o índice de contágio maior que o Paraná (1,06) e o Brasil (0,96). O Hospital Regional do Litoral (HRL) emitiu na segunda-feira, 23, o Boletim Informativo 398, com 29 pacientes internados na Ala Covid e quatro novos óbitos entre os dias 19 e 22 de agosto, nas cidades de Paranaguá, Matinhos e Guaratuba.

De acordo com os dados divulgados pela Sesa, no portal da transparência, o HRL apresenta 46% de taxa de ocupação dos leitos de UTI adulto exclusivos para Covid-19. Nos leitos de enfermaria exclusivos para Covid-19, a taxa de ocupação está em 34%.

Em alta

plugins premium WordPress