conecte-se conosco

Coronavírus

Em uma semana, aumenta procura por todas as etapas vacinais em Paranaguá

Maior aumento foi entre imunizados com a terceira (284,2%) e segunda dose (228,1%)

Publicado

em

Foto: Arquivo

Na quarta-feira, 25, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesa), atualizou o Vacinômetro do município abordando os dados da imunização contra a Covid-19 em todo o município. Em comparação à semana passada, no período entre 12 a 17 de maio, a semana analisada entre 18 a 25 de maio aponta um crescimento na procura da imunização contra o Coronavírus entre todas as etapas vacinais. Somente na última semana, 1.911 receberam a primeira, segunda, terceira e quarta dose contra a pandemia em Paranaguá. 

Segundo os dados técnicos, até a data em questão 5.152 pessoas já tomaram a quarta dose contra o Coronavírus em Paranaguá, sendo que 690 deste total receberam a aplicação da etapa vacinal na última semana. Em comparação ao período semanal anterior, que contou com 262 imunizados nesta etapa vacinal, o aumento percentual observado foi de 163,3% no município. A quarta dose está sendo aplicada atualmente em pessoas com idade acima de 60 anos e imunocomprometidos.

No que tange à aplicação da terceira dose, o Vacinômetro aponta um total de 63.207 cidadãos imunizados até agora. Nos últimos sete dias, 830 moradores receberam a aplicação da etapa vacinal em em questão. Em comparação à semana anterior, que contou com 216 vacinados com a dose de reforço, o crescimento em porcentagem nos imunizados foi de 284,2%.

Segunda e primeira dose

Entre 18 a 25 de maio, 76 moradores  iniciaram o processo de vacinação contra a Covid-19 recebendo a primeira dose em Paranaguá. Até agora, desde que começou a imunização no município em janeiro de 2021, 133.236 munícipes tomaram a dose inicial. Em comparação ao período semanal anterior, o aumento percentual na procura pela etapa vacinal inicial foi de 111,1%, visto que entre 12 a 18 de maio o número de vacinados foi de 36 pessoas. 

Vacinômetro aponta crescimento também entre vacinados com a primeira (111,1%) e quarta dose (163,3%). Ao todo, 1.911 pessoas se imunizaram contra a Covid-19 entre 18 a 25 de maio (Arte: Prefeitura de Paranaguá/Secom)

No que tange ao complemento da vacinação contra a Covid-19 com a segunda dose, até agora 124.494 cidadãos já receberam a etapa vacinal. Nos últimos sete dias, 315 cidadãos realizaram a aplicação desta etapa vacinal. O aumento percentual relativa à procura pela etapa vacinal na semana anterior, quando 96 pessoas foram vacinadas com a segunda dose, foi de 228,1%. 

Onde se vacinar

Na segunda-feira, 23, município começou a aplicar vacinas contra o Coronavírus no Terminal Rodoviário e Subprefeitura do Nilson Neves (Foto: Prefeitura de Paranaguá/Secom)

A Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), iniciou desde a segunda-feira, 23, a vacinação contra a Covid-19 em dois pontos fixos do município: o Terminal Urbano, no Centro e a Subprefeitura, no Nilson Neves. A imunização ocorre das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Ambos os locais também estão oferecendo o imunizante contra a Gripe.

Segundo o município, a medida se deve à necessidade de desafogo das Unidades Básicas de Saúde (UBS), que registraram aumento de busca pelos moradores com a chegada do tempo mais frio e aumento de casos de síndromes respiratórias agudas.