conecte-se conosco

Coronavírus

Litoral deverá receber vacinas Janssen para dose de reforço

Imunizantes deverão chegar na região ainda nesta semana

Publicado

em

Foto: Américo Antonio/Sesa

Foto: Américo Antonio/Sesa

Na terça-feira, 7, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), anunciou que receberá do Ministério da Saúde (MS) 132.050 vacinas Janssen para aplicação da dose de reforço (DR) contra o Coronavírus no Paraná. Com isso, o litoral paranaense deverá receber mais imunizantes ainda nesta semana, através da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) de Paranaguá, responsável pela distribuição aos sete municípios da região. Válido ressaltar que a Janssen, única vacina com dose única (DU) contra a Covid-19 utilizada no Brasil, teve a recomendação da dose de reforço da vacina por meio da Nota Técnica n.º 61/2021 do MS.

De acordo com a Sesa, as mais de 132 mil vacinas Janssen enviadas fazem parte do primeiro lote enviado ao Paraná do braço farmacêutico da Johnson & Johnson, integralmente destinado à dose de reforço.  “Segundo a prévia do Informe Técnico do Ministério da Saúde referente à essa remessa, as doses devem ser destinadas para reforço da população de fronteira internacional (91.150), população de rua (9.550) e parte da população adulta, acima de 18 anos (31.350)”, complementa.

“Os imunizantes devem chegar ao Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, no voo LA3293, juntamente com mais 107.640 doses da farmacêutica norte-americana Pfizer/BioNTech. Ao todo, o Estado receberá 239.690 vacinas neste lote. A remessa da Pfizer ainda não tem destinação definida pelo Ministério da Saúde”, esclarece a assessoria.

Janssen e DR

A Sesa ressalta que a vacina Janssen  obteve registro emergencial de uso no Brasil aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 1.º de abril, sendo disponibilizada para a população em junho, sendo utilizada para imunização no litoral paranaense. “A vacina é recombinante de vetor viral e destaca-se das demais pelo método de administração em dose única”, explica a assessoria.

“A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, vinculada ao Ministério da Saúde, divulgou no mês passado a Nota Técnica n.º 61/2021 recomendando a dose de reforço – neste caso a segunda dose – às pessoas que tenham tomado o imunizante Janssen no intervalo mínimo de dois meses, podendo chegar até seis meses”, explica a Secretaria de Saúde.

Por fim, a pasta estadual afirma que a dose de reforço deve ser aplicada com o mesmo imunizante. A exceção ocorre com relação à mulheres “que tenham tomado a Janssen e que, neste momento, estejam grávidas ou no período de puerpério”. “Nestes casos recomenda-se a utilização do imunizante da Pfizer”, finaliza a Sesa.

Com informações da Sesa/AEN

Em alta

plugins premium WordPress