conecte-se conosco

Coronavírus

Dose de reforço contra a Covid-19 é recomendada a crianças de 3 a 4 anos

Orientação é do Ministério da Saúde para crianças que iniciaram esquema vacinal com a CoronaVac

Publicado

em

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

No último dia 9 de fevereiro, o Ministério da Saúde (MS) anunciou a recomendação da aplicação de uma dose de reforço (DR) contra o Coronavírus em crianças de 3 a 4 anos de idade no Brasil que tenham recebido o esquema primário de imunização da vacina CoronaVac. A medida se deu através da Nota Técnica n.º 22/2023-CGPNI/DEIDT/SVS/MS. Segundo o MS, o objetivo é garantir uma proteção ainda maior contra casos graves, hospitalizações, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e mortes. 

“A dose de reforço deve ser aplicada, no mínimo, quatro meses após a segunda dose do esquema primário, preferencialmente com a vacina da Pfizer. Caso haja indisponibilidade, a CoronaVac pode ser usada como reforço neste público”, informa o MS.

Segundo a assessoria, para recomendar a dose de reforço na faixa etária em questão, foram observados critérios como eficácia da vacina contra o Coronavírus em estudos envolvendo crianças com menos de cinco anos de idade que demonstraram a segurança do imunizante no público infantil de vários países onde a dose de reforço foi aplicada. “A Nota Técnica destaca que a vacinação com doses de reforço evita infecções graves pela doença, hospitalizações, síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e óbitos, além de complicações e condições pós Covid-19”, detalha.

“Mesmo quem perdeu o prazo recomendado, deve procurar um posto de vacinação. O Ministério da Saúde também recomenda a administração simultânea de vacinas Covid-19 com os outros imunizantes do calendário vacinal para proteger as crianças contra outras doenças”, finaliza o Ministério da Saúde.

Com informações do Ministério da Saúde

Em alta

plugins premium WordPress