Connect with us

Coronavírus

Dia das Mães: Orientação é para que confraternizações presenciais sejam evitadas

“O ideal é que não haja visitação, seguindo as recomendações que vêm sendo dadas desde o anúncio da pandemia”, afirma a Prefeitura de Paranaguá

Publicado

em

Momento é de bom senso e isolamento social para prevenção ao Coronavírus

No domingo, 10, será celebrado o Dia das Mães, momento em que as famílias tradicionalmente se reúnem para homenagear a figura materna. Entretanto, em plena pandemia do novo Coronavírus, em que o isolamento social é necessário para prevenção à Covid-19, a data festiva em 2020 deve ser sem confraternizações presenciais, ou seja, a distância, algo orientado pela Prefeitura de Paranaguá e essencial para que o vírus não circule e cause um aumento no número de infectados.

Segundo a assessoria da Prefeitura de Paranaguá, desde o início da pandemia, em março, uma série de decretos foi publicada no município, a fim de definir o isolamento social em toda a sociedade para prevenção à doença. “Nesse sentido, estão proibidos eventos que resultem em aglomeração na cidade”, explica o município.

O isolamento social é algo essencial, principalmente com relação a mães idosas, faixa de risco da Covid-19. Uma alternativa é utilizar as redes sociais e videoconferência para se reunir neste período. “Até pelo fato de muitos estarem distantes fisicamente há mais de 50 dias, é natural que queiram promover almoços comemorativos, mas o momento e o bom senso pedem que tais situações sejam evitadas. O uso da tecnologia é o mais recomendado”, explica. 

“A orientação é fazer celebrações remotas, com utilização de redes sociais ou videoconferências por meio de aplicativos de conversa. Prevenir é a melhor e única forma de combater o Coronavírus”, afirma o município. 

Como denunciar

Festividades com reunião de pessoas, bem como desrespeito ao toque de recolher, devem ser denunciadas às autoridades municipais por meio da Guarda Civil Municipal (GCM). “É possível denunciar tais situações ligando para o 153 (GCM) ou ainda pelos telefones (41) 3420-6009, (41) 3420-6124, (41) 3420-6166. As equipes da Guarda Civil Municipal de Paranaguá estarão de prontidão para verificar as situações denunciadas”, informa a prefeitura.

Com relação a confraternizações em estabelecimentos residenciais e comerciais, o município informa que já houve denúncias que chegaram ao conhecimento da GCM, bem como das secretarias municipais de Saúde e Urbanismo, algo que é checado. “Há a devida orientação para que a situação não continue. Caso haja insistência pode haver aplicação da lei”, explica o município.

“O ideal é que não haja visitação, seguindo as recomendações que vêm sendo dadas desde o anúncio da pandemia. Bom senso e responsabilidade são as características mais importantes neste momento”, finaliza a Prefeitura de Paranaguá.