conecte-se conosco

Coronavírus

Antes do feriado, litoral recebe mais 35,3 mil vacinas contra a Covid-19

Repasse irá acelerar imunização infantil e todas as etapas vacinais

Publicado

em

Foto: Danilo Avanci/Sesa

Na tarde da sexta-feira, 25, antes do fim de semana e do feriado de Carnaval, o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), encaminhou para a 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) de Paranaguá, responsável pela distribuição para os sete municípios do litoral do Paraná, um total de 35.396 vacinas contra a Covid-19. Os imunizantes serão utilizados para continuidade da vacinação de crianças infantil, bem como para aplicação da primeira, segunda e terceira dose no público adulto e adolescente.

Segundo a Sesa, do lote encaminhado, um total de 9.510 doses são pediátricas da CoronaVac e serão utilizadas para aplicação da primeira (5.110) e segunda dose (4,4 mil) em crianças de 6 a 11 anos. O Estado repassou 12.855 imunizantes da AstraZeneca, bem como 8.855 da Janssen, para aplicação da dose de reforço na população. Além disso, a pasta de Saúde enviou 4.176 vacinas da Pfizer para imunização com a primeira dose (840) e a segunda dose (3.336).

Paraná

A Sesa noticiou que na sexta-feira, 25, deu início à descentralização de 1.356.361 vacinas contra a Covid-19, lote onde constam imunizantes da CoronaVac, do Instituto Butantan para crianças de 6 a 11 anos, da Pfizer/BioNTech, Janssen e AstraZeneca. As vacinas foram enviadas por via terrestre à 1.ª RS de Paranaguá e todas as outras 21 Regionais de Saúde do Paraná.

Segundo a assessoria, esta é a sexta distribuição de vacinas realizada pelo Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), em Curitiba, desde o início de fevereiro de 2022. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, afirma que o grande volume de vacinas enviado para as regionais é suficiente para as pessoas que ainda não estão com o esquema vacinal em dia regularizem sua situação e fiquem protegidos contra o Coronavírus.

“O Cemepar já enviou mais de 3,5 milhões de vacinas que são distribuídas proporcionalmente aos municípios. Este mês foram muitas doses. Para as pessoas que ainda não tomaram a sua vacina, aproveite este período. Temos ainda muitas pessoas morrendo por causa do vírus e a vacina é a nossa defesa”, ressalta Beto Preto.

Foco na dose de reforço

Segundo a Sesa, um dos focos é o prosseguimento da aplicação da dose de reforço na população paranaense. “Grande parte da remessa é destinada para a dose de reforço, são 846.811 vacinas para os paranaenses que precisam tomar a terceira dose. Deste total, 344.995 vacinas são da Janssen e 500.970 AstraZeneca, ambas para a população acima de 18 anos. As 846 Pfizer é por solicitação dos municípios e são para pessoas acima de 12 anos”, detalha.

Vacinação infantil e de adolescentes

Neste lote, a Sesa enviou também 233.716 vacinas destinadas à primeira dose (D1) de adolescentes e crianças de 6 a 11 anos de idade. “Para o público jovem (12 a 17), estão sendo enviadas aos municípios 44.286 vacinas da Pfizer e para o público infantil são 189.430 para o início do esquema vacinal. As doses para a segunda dose (D2) das crianças estão armazenadas e serão enviadas oportunamente, para completude da imunização”, acrescenta

“As 22 Regionais de Saúde receberão doses da CoronaVac pediátrica para aplicação da D2. São 161.660 vacinas para as crianças que tomaram a primeira dose há pelo menos 28 dias. Vacinas da Pfizer (114.174) para atender pessoas da população a partir de 12 anos de idade completam o quadro de distribuição da Sesa”, finaliza a assessoria da Sesa.

Confira a relação de doses enviadas à 1.ª RS de Paranaguá e todo o Paraná:

Arte: Sesa

Com informações da Sesa/AEN