A Prefeitura de Matinhos alterou neste domingo, 14, alguns pontos no decreto municipal n.º 298, que dispõe sobre novas medidas restritivas para conter o avanço da contaminação da Covid-19. Publicado originalmente neste sábado, 13, o decreto municipal acolhe integralmente o decreto estadual n.º 7.020, publicado em 5 de março.
O objetivo é efetivar um entendimento consolidado entre as Secretarias de Saúde do Estado e do Município. O novo decreto foi elaborado após reunião do prefeito Zé da Ecler com os secretários municipais e vereadores. Todos os parlamentares concordaram com a instalação das barreiras, e a maioria absoluta se mostrou favorável à restrição parcial do comércio.
Por conta do lockdown decretado sexta-feira (12) pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, o número de veículos em direção ao litoral teve um significativo aumento, de acordo com dados da concessionária Ecovia. Por isso, ficou definido que a região adotará barreiras sanitárias restritivas para impedir o acesso de moradores de outros municípios ao litoral.
O entendimento surgiu após reunião entre os prefeitos da Região Metropolitana da e do litoral, com o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. O encontro para a discussão do novo decreto foi conduzido pelo vice-prefeito, Clécio Vidal. Os secretários da Saúde, Paulo Henrique de Oliveira; e da Defesa Social, Aldemir Zwetsch Júnior, deram explicações técnicas.
Confira o decreto na íntegra:
Departamento de Comunicação da Prefeitura de Matinhos
Leia também: Prefeito Marcelo Roque edita novo decreto nesse domingo que especifica funcionamento de serviços na cidade