conecte-se conosco

Coronavírus

Confira dicas de atividades para entreter as crianças em casa durante quarentena

Período não é férias e exige responsabilidade e organização dos pais

Publicado

em

Com a suspensão das aulas em escolas públicas e particulares e a recomendação para evitar aglomerações, praças e parquinhos, além do fechamento de shoppings, as crianças terão que ficar em casa pelos próximos dias. Esse período de isolamento social para prevenir o contágio pelo Coronavírus exige dos pais responsabilidade e organização.

Especialistas na área de educação afirmam que é importante que os pequenos se envolvam em tarefas pedagógicas e continuem desenvolvendo as habilidades cognitivas mesmo no período de suspensão das aulas presenciais.

De acordo com a coordenadora de Educação Infantil, Rosana Marin, nesse momento delicado e de restrições, as crianças terão oportunidades reduzidas de interação (eixo fundamental para o crescimento social), considerando que permanecerão distantes da escola. “Por isso, será ainda mais importante, em diversas situações, incentivar, valorizar e continuar favorecendo o desenvolvimento do brincar”, explicou Rosana.


LEIA TAMBÉM


A docente esclarece, ainda, que a presença do professor é muito importante nesta fase, buscando formas de manter viva a memória escolar. Porém, o núcleo familiar tem muito a acrescentar, estando presente, acompanhando, mostrando interesse sincero por seus afazeres, orientando sobre dúvidas e revisando deveres concluídos. “Os familiares precisarão reorganizar a rotina dos pequenos, contudo, mantendo, dentro do possível, os mesmos períodos de ‘compromisso’ da criança, com as principais atividades do seu dia a dia: no período em que ela iria para a escola, estudar; hora de brincar; tomar banho; jantar em família etc. Neste momento não há ida para a escola, mas a escola poderá sim se fazer presente de tal forma, que acabará adentrando e, de maneira muito enriquecedora e prazerosa, a casa da criança”, ressalta Rosana.

Uso da tecnologia

O uso da tecnologia encurta as distâncias, colaborando para minimizar a falta que as crianças sentem da escola, dos professores e dos colegas. “As crianças podem conversar com os amigos utilizando a câmera do celular ou do computador, sob a supervisão de seus pais. O importante é não perder o contato”, sugeriu Rosana. “Além disso, os professores poderão postar vídeos curtos com mensagens, relembrando-as de que pertencem a um grupo, que logo mais todos se reunirão com imensa alegria e afeto”, finalizou Rosana.

Algumas dicas para os pais durante o período de suspensão das aulas:

• Organizar uma rotina de estudos;

• Criar um ambiente livre de distrações;

• Todos da casa devem acordar no horário costumeiro. O ideal é que as crianças estudem no mesmo período;

• Manter o contato com os amigos, mesmo que de forma virtual;

• Criar um portfólio da atividade das crianças, por meio de fotos, frases, palavras e objetos;

• Propor jogos educativos, assistir a filmes, ler livros.

Com informações da Assessoria.

Em alta

plugins premium WordPress