Na quarta-feira, 17, a Prefeitura de Guaratuba, através das secretarias municipais de Saúde e Educação, realizaram uma reunião junto à Fundação Lemann sobre as ações de testagem em massa da comunidade escolar como prevenção à Covid-19. Além disso, o município reforçou que, além da testagem, já vacinou com as duas doses da vacina contra o Coronavírus 86% dos adultos, bem como 65% dos adolescentes de 12 a 17 anos com a primeira dose. A imunização e a atuação do município fez com que os números da pandemia caíssem nas últimas semanas, tanto é que a prefeitura decidiu seguir o Governo do Estado e suspender todas as restrições, com exceção do uso de máscara, que segue obrigatório.
Segundo o secretário municipal da Saúde, Gabriel Modesto, a parceria entre testagem com o IBMP e avanço na vacinação foi essencial para o avanço do controle da pandemia. “O cenário da vacinação foi muito importante para essa condução epidemiológica, a testagem também é extremamente importante, bem como a possibilidade de controlar o rastreamento e o isolamento”, explica.
“Os casos de óbitos diminuíram devido a vacinação, que no nosso município se encontra avançada, 86% das pessoas acima de 18 anos já tomaram a segunda dose e 65% dos adolescentes tomaram a primeira dose”, informa a prefeitura. Além disso, 95% da população adulta já tomou a primeira dose. Tusso incidiu no controle pandêmico, com redução da média móvel de casos confirmados e a taxa de transmissão que nos últimos 14 dias tem se mantido em 0,55. “A taxa de transmissão serve como estimativa de como a doença se espalha entre a população. Quando esse número é menor ou igual a 1, há queda no número de casos”, reforça a assessoria.
Educação
Uma reunião foi feita na quarta-feira, 17, pela Secretaria da Educação com coordenadora de Projetos em Educação, Barbara Panseri e o analista de Projetos, Júlio Porto Sampaio da Fundação Lemann. “O objetivo da visita foi mostrar a realidade e as experiências das escolas urbanas e rurais, públicas e privadas durante a pandemia da Covid-19 e também como está sendo feito os testes do coronavírus principalmente nas redes de educação”, explica. A enfermeira da epidemiologia, Alyne Tiete, ressaltou aos presentes como estão sendo feitos os testes nas escolas municipais, bem como em unidades de ensino estaduais e faculdades, frisando estratégias para o controle do vírus na temporada de verão.
Alunos e professores foram testados em Guaratuba. Quando casos positivos surgiam, a escola era fechada ou a turma dispensada. “Mais de 90% das crianças já estão na escola de forma escalonada, exceto as que possuem laudo e orientação médica para o não retorno. As professoras do CMEI estão trabalhando com a rotina em cima dos protocolos de biossegurança, para que as crianças adotem a rotina e também consciência sobre o assunto”, informa o município.
Medidas restritivas
Na quinta-feira, 18, o Comitê de Gestão de Crise da Covid-19 de Guaratuba se reuniu e avaliou a situação epidemiológica do município. Com os dados apresentados pela Secretaria Municipal da Saúde, o município deliberou acompanhar o Estado do Paraná “que não renovou o decreto com medidas restritivas que estava válido até o dia 16 de novembro”, complementa.
“Outro indicativo levado em conta é a taxa de ocupação de leitos SUS exclusivos para Covid que está na Macrorregional Leste na faixa de 31%. Nas últimas duas semanas, o Paraná reduziu em 60% o número de casos confirmados e em 50% os óbitos”, explica a Prefeitura.
O uso de máscaras segue obrigatório em Guaratuba, assim como em todo o Paraná. A lei estadual inclusive determina a multa que varia entre R$ 106,60 e R$ 533, 00 para pessoas físicas, em caso do descumprimento. “Além de revogar disposições anteriores, o decreto municipal também trará notas orientativas para o enfrentamento da Covid-19. O Comitê, respaldado pela Secretaria Municipal da Saúde, continuará avaliando o quadro epidemiológico para futuras decisões em relação à pandemia”, finaliza.
Com informações da Prefeitura de Guaratuba