Connect with us

Coronavírus

Alunos da rede municipal cadastrados no Bolsa Família recebem merenda escolar em casa

Medida de enfrentamento de emergência ocorre devido a suspensão das aulas

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) iniciou no dia 24 de março a entrega da merenda escolar para alunos beneficiários do programa Bolsa Família e demais estudantes em situação de vulnerabilidade social. A medida ocorre em razão da pandemia da Covid-19, a qual demandou medidas de enfrentamento de emergência, ocasionando a suspensão das aulas das redes de ensino.

A finalidade é cumprir o estabelecido pelo prefeito municipal, por meio de decreto, bem como atender à Recomendação Administrativa da 5° Promotoria da Comarca de Paranaguá. Foi traçada a estratégia para entrega domiciliar da merenda escolar aos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família, matriculados e com cadastros atualizados nas escolas ou Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Paranaguá. O município também ampliou o critério de concessão do benefício para crianças em situação de vulnerabilidade social.

Respeitando absolutamente todos os protocolos de higiene e prevenção a Covid-19, a ação consistiu na preparação da alimentação, pela empresa responsável pela merenda escolar e na distribuição residencial, através dos transportes públicos municipais.

Para a completa efetividade da ação, os endereços dos alunos deveriam estar atualizados, no entanto, infelizmente, muitos estavam desatualizados e sem todas as informações necessárias para a localização residencial. Destaca-se que essa atualização cadastral é de responsabilidade da família e deve estar atualizada no CRAS da região que atende o beneficiário.

Os alimentos são organizados respeitando os critérios de qualidade para um período de 20 dias. Após essa periodicidade, até que as aulas retornem, um novo kit será disponibilizado.

A entrega é realizada por servidores municipais nos endereços informados pelos responsáveis dos alunos do Programa Bolsa Família. O responsável que receber o Kit deverá apresentar no ato da entrega o documento de identificação pessoal com foto e o cartão do Bolsa Família.

Por fim, a Secretaria Municipal de Educação ressalta que está trabalhando incansavelmente para garantir o direito das crianças nesse período de isolamento social, bem como para garantir segurança à saúde de nossos servidores e comunidade.

A Superintendente de Educação da Semedi, Ana Paula Falanga, explicou mais sobre os kits em vídeo. Confira:

Fonte: Prefeitura de Paranaguá