conecte-se conosco

Coronavírus

Casos de Covid-19 caem 61% nos últimos 15 dias em Guaratuba

Segundo a Prefeitura de Guaratuba, redução de casos possui relação com lockdown recente, barreiras restritivas e outras ações preventivas (Foto: Prefeitura de Guaratuba)

Publicado

em

Casos de Covid-19 caem 61% nos últimos 15 dias em Guaratuba

Município noticia redução, mas pede que cuidados continuem 

Na segunda-feira, 5, a Prefeitura de Guaratuba divulgou que o município apresentou uma redução de 61% dos casos confirmados de Covid-19 nos últimos 15 dias. De acordo com o município, a redução possui relação com o lockdown de 77 horas decretado pela Prefeitura há cerca de 15 dias, bem como adoção de barreiras sanitárias nas entradas da cidade e implantação de outras medidas restritivas com relação à pandemia. 

“Paralelamente à diminuição dos óbitos em decorrência da Covid-19, na última semana foram registrados seis óbitos, uma diminuição de 50% dos óbitos registrados nas semanas de março com média de 12 óbitos”, informa o município. 

Outro ponto é a ocupação de leitos em Guaratuba. “A Ala Covid do Pronto Socorro Municipal que chegou a ter ocupação de 100% dos leitos com ventilação mecânica, nesta segunda-feira, 5, esteve com três  pacientes entubados por conta da Covid-19. Outro dado que chama atenção é dos casos em investigação, neste domingo, 4, foram registrados 39 casos contra 150 em investigação na segunda-feira antes do lockdown”, completa.

“Para aqueles que não acreditam nas medidas restritivas, este é o resultado, os casos tiveram uma queda franca no final de março, ainda estamos com números superiores aos observados em 2020, mas a queda nos números já se reflete nos serviços de saúde, o serviço de monitoramento teve um fôlego, e em principal, conseguimos ter um fôlego em nosso Pronto Socorro, temos quatro pacientes internados,  três deles entubados”, afirma o secretário municipal da Saúde, Gabriel Modesto. 

Lockdown e barreiras 

Barreiras restritivas nas entradas das cidades e fechamento das praias foram essenciais para redução de casos (Foto: Prefeitura de Guaratuba)
Barreiras restritivas nas entradas das cidades e fechamento das praias foram essenciais para redução de casos (Foto: Prefeitura de Guaratuba)

Segundo a Prefeitura, o lockdown foi decidido em um momento crítico da pandemia, onde a Ala Covid-19 do Pronto Socorro Municipal estava com 18 pacientes internados, entre eles sete estavam em leitos de suporte avançado com ventilação mecânica. “Desses pacientes, sete aguardavam uma vaga de UTI na Central de Leitos Estadual, três  aguardavam leitos clínicos. A espera na Central Estadual de Leitos era superior a 24 horas naquele momento. As unidades de saúde em todo o Estado estavam colapsando, chegando a ocupação de 98% de leitos de UTI adulto do SUS”, explica a assessoria.

“As barreiras restritivas nas entradas das cidades iniciaram em 15 de março com a adesão de outros municípios do Litoral. Guaratuba também seguiu os decretos do Estado sobre as medidas restritivas de toque de recolher, horários, serviços e capacidade de público de estabelecimentos comerciais”, afirma. 

Com etapas como o lockdown e adoção de barreiras sanitárias já encerradas, visto o controle de casos e óbitos da Covid-19, o município pede que moradores de Guaratuba sigam respeitando as medidas individuais e coletivas de prevenção ao Coronavírus, como uso de máscara, distanciamento social e higienização constante das mãos.


Com informações da Prefeitura de Guaratuba

Leia também: Litoral contabiliza 10 novos óbitos em decorrência da Covid-19

plugins premium WordPress