conecte-se conosco

Coronavírus

Paranaguá inicia aplicação da 4.ª dose para pessoas com 80 anos ou mais

Intervalo entre a terceira e quarta dose é de quatro meses completos

Publicado

em

A Prefeitura de Paranaguá divulgou que, desde a quarta-feira, 30, iniciou a aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com 80 anos ou mais que residem no município. Além da faixa etária, para receber a dose adicional, o morador precisa respeitar o intervalo de quatro meses completos (120 dias) após a terceira dose.

A vacinação acontece na Estação Ferroviária, das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira.

“Anteriormente, os imunocomprometidos já estavam recebendo a imunização e, agora, os idosos também já poderão se vacinar”, salientou Marianne Gomes, superintendente de Vigilância em Saúde.

Recomendação

Na semana passada, o Ministério da Saúde orientou a aplicação da quarta dose no intervalo de quatro meses após a terceira dose e de preferência com a vacina da Pfizer. Os imunizantes da Janssen e da Astrazeneca também poderão ser utilizados.

O infectologista Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, afirma que estudos apontam uma queda na proteção dos idosos mesmo após a terceira dose, por conta do envelhecimento imunológico natural. Kfouri lembra que além da vacina, é preciso redobrar os cuidados com esse público.

A aplicação da segunda dose de reforço já acontece em outros Estados como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Amazonas, Espírito Santo, Pará e Rio Grande do Norte.

Com informações da Prefeitura de Paranaguá e Agência Brasil