conecte-se conosco

Coronavírus

Cada vacina contra a Covid-19 que chega ao litoral deve ser celebrada

Cada vacina que chega ao braço de um morador do litoral deve ser celebrada. Cada imunizante, seja qual for, é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e possui eficácia cientificamente comprovada. Há um tempo atrás tanto sonhávamos com a chegada de vacina e agora que ela está aqui, há pessoas que, infelizmente, querem escolher o “rótulo” com o qual será imunizado, como se estivesse em uma mesa de bar escolhendo a bebida que irá tomar

Publicado

em

A quinta-feira, 1.º, dia que iniciou julho, mês frio de inverno, trouxe consigo o calor da esperança com o repasse de mais 6.072 doses de vacinas contra a Covid-19 ao litoral paranaense. É notório que a vacina é a chave da superação da pandemia. Quanto mais imunizantes chegam a Paranaguá e região, mais perto estamos do fim desta crise sanitária e econômica que já levou e segue levando embora tantas vidas.

Pode se tornar algo repetitivo noticiar a vinda de vacinas contra o Coronavírus. Entretanto, a Folha do Litoral News, em um tempo não tão distante, há alguns meses atrás, sonhava com o dia em que poderia dar a notícia de que a vacina tinha sido criada pela humanidade e posteriormente distribuída ao litoral. Essas duas manchetes foram noticiadas com muita felicidade e com gratidão, pois sabemos o quanto a ciência e o Poder Público se esforçaram e seguem se esforçando para trazer os imunizantes aos cidadãos.

Mais do que noticiar fatos históricos, como o primeiro vacinado contra a Covid-19 no litoral, a contínua divulgação de matérias informando a vinda de vacinas para a região é importante. Isso demonstra que a campanha de imunização, apesar de todos os problemas e diferenças de município em município, segue continuamente. Com isso, temos um contexto de esperança lá na frente desta estrada sinuosa que estamos percorrendo desde março de 2020, via que alguns iniciaram a caminhada e infelizmente não estarão mais aqui na linha de chegada.

Cada vacina que chega ao braço de um morador do litoral deve ser celebrada. Cada imunizante, seja qual for, é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e possui eficácia cientificamente comprovada. Há um tempo atrás tanto sonhávamos com a chegada de vacina e agora que ela está aqui, há pessoas que, infelizmente, querem escolher o “rótulo” com o qual será imunizado, como se estivesse em uma mesa de bar escolhendo a bebida que irá tomar. Isso é um ultraje, um desrespeito com todos que já se foram devido à pandemia e não tiveram a chance nem de tomar sua vacina contra o Coronavírus.

Outro ponto importante a ser destacado à toda a população: tome a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Somente com ela a imunização estará de fato completa. Valorize a ciência e a vida, siga as orientações dos profissionais da saúde, eles estão lutando há cerca de 15 meses contra o vírus em prol de todos. Mais do que isso, use máscara, faça o distanciamento social, higienize as mãos. Dias melhores virão, mas para eles chegarem a responsabilidade consigo e com os outros é uma via-de-regra.