Espaços turísticos seguem com visitas suspensas
Desde o início da pandemia do novo Coronavírus no litoral do Paraná e em Paranaguá, em meados de março, o Aquário Marinho e o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), gerido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), estão com a visitação pública suspensa devido às medidas necessárias para evitar a propagação da doença com possíveis aglomerações. Apesar da reabertura de alguns pontos turísticos litorâneos durante setembro, o museu e o aquário continuam sem data definida para reabertura, algo que segue orientações dos espaços com foco na prevenção à Covid-19, visto que a pandemia ainda não acabou.
Segundo a assessoria do MAE, que é gerida pela UFPR, ainda não há uma estimativa de reabertura para visitação do espaço. “As atividades presenciais na UFPR foram suspensas por portaria emitida pela Reitoria, e o museu, como parte da universidade, está sujeito a essa normativa. Até o momento, o prazo estabelecido pela portaria foi prorrogado em várias ocasiões, não havendo uma previsão da retomada de atividades presenciais e, portanto, da abertura para a visitação do espaço expositivo do MAE-UFPR em Paranaguá”, detalha.
De acordo com o MAE, caso o espaço seja reaberto, certamente serão adotadas medidas para proteção de colaboradores e visitantes, entre elas uso de máscaras, álcool gel, controle do número de visitantes e distanciamento social no espaço. “A equipe está estudando quais estão sendo as medidas adotadas em outros museus brasileiros e do exterior”, ressalta.
Trabalho remoto e interno no museu
A equipe que atua no museu está trabalhando de forma remota durante a pandemia. “Ao longo do tempo de suspensão das atividades sociais, a equipe, além do trabalho administrativo de rotina, desenvolveu uma atividade intensa nas redes sociais, organizando inclusive vários eventos. O próximo será a Primavera de Museus, que acontecerá entre os dias 21 e 25 de setembro e no qual se tratará sobre o trabalho nos museus durante o período de isolamento pela pandemia”, afirma a assessoria.
Proposição de oficinas está sendo feita pelo MAE para serem apresentadas durante o Festival de Inverno da UFPR, que deve ocorrer de forma virtual em outubro. “Além disso, por meio do trabalho remoto, a equipe do MAE orienta alunos bolsistas que estão trabalhando no desenvolvimento de diversos conteúdos e produtos educativos e na organização dos eventos; e está organizando exposições virtuais”, informa.
“No que respeita ao Colégio dos Jesuítas, a equipe formada pelos servidores administrativos, e o pessoal de manutenção, segurança e limpeza vela por garantir a manutenção e conservação do prédio”, informa, destacando que a maior parte dos colaboradores está atuando em “home office”.
Aquário de Paranaguá fechado
Segundo a assessoria do Aquário de Paranaguá, o espaço segue fechado temporariamente para visitação. Isso ocorre “em resposta à pandemia da Covid-19 e em razão da responsabilidade que temos com a saúde e segurança de nossos colaboradores e visitantes”, salienta. “No momento não temos previsão da reabertura, mas assim que tivermos mais informações sobre, iremos comunicar a todos, através das nossas redes sociais e site. Esperamos em breve recebê-los”, ressalta.
“Contamos com a compreensão e eventual suporte de todos os nossos visitantes e admiradores. Em breve estaremos de volta. Qualquer dúvida, entre em contato pelo site ou redes sociais”, informa o Aquário.