Na tarde de terça-feira, 29, a Prefeitura de Antonina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, ampliou a vacinação contra a Covid-19 para pessoas da faixa etária de 25 a 29 anos. A campanha de imunização possui como ponto central a Garagem da Cultura, ao lado do Teatro Municipal. O prefeito José Paulo Viera Azim, o Zé Paulo, destacou a rapidez para realizar a vacinação no município, explicando que a logística e o cadastro atualizado da população perante a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Ministério da Saúde (Sesa) estão sendo fatores determinantes para agilizar a imunização neste período pandêmico.
Segundo a assessoria do município, a partir das 13h30 da terça-feira, 29, foi iniciada a aplicação da primeira dose em pessoas de 25 e 26 anos “as quais deverão estar previamente cadastradas via Whatsapp (41) 98501-4280 e/ou via formulário online https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeZSftVFBwk4DyGc1wWpEnqnRo5xz_HbZuto2-W77SXFfvCEw/viewform?fbclid=IwAR1JDnAYBV-RzYTiW9SvJkkxxVovIgl_oagYtdPad2i4RHBHEq20lR7B01U“, informa. Além disso, a prefeitura explica que o cidadão que se vacinar deve levar os seguintes documentos: CPF, RG, Cartão do SUS, comprovante de residência, título de eleitor e telefone para contato.
Em transmissão on-line, o prefeito Zé Paulo explicou a importância da Garagem da Cultura como “quartel-general” contra o Coronavírus em Antonina. “É aqui que as nossas equipes da Secretaria Municipal de Saúde trabalham para bem atender a nossa população. Hoje estamos aqui em Antonina vacinando a faixa etária de 25 a 29 anos”, completa.
“Lugar de vacina é no braço, por isso as vacinas que chegam aqui em Antonina são distribuídas para a comunidade, com as faixas etárias avançando e os grupos com comorbidades sendo atendidos”, ressalta o gestor.
Segundo o prefeito, a explicação para a rapidez no avanço das faixas etárias para vacinação contra a Covid-19 é a logística apurada da Secretaria Municipal de Saúde e cadastro contínuo de toda a população. “Há anos fazemos um trabalho aqui de sempre estar cadastrando e prestando as informações corretas na Sesa e no Ministério da Saúde e isso faz com que sempre estejamos recebendo o teto máximo de vacinas”, relata, destacando que 100% das áreas do município estão cobertas pelos agentes comunitários de saúde.
“O resultado está aí, na hora que aconteceu a pressão na vacinação devido à pandemia, Antonina está largando na frente, dia a dia baixando a faixa etária, trazendo mais segurança para a nossa comunidade”, afirma Zé Paulo.
O secretário municipal de Saúde, Odileno Garcia Toledo, ressaltou que os imunizantes disponibilizados nesta etapa de vacinação foram os da Pfizer, Janssen e AstraZeneca. “Não vamos segurar vacina para nada, vamos usar o que tiver para finalizar a vacinação”, finaliza.
Foto: Prefeitura de Antonina/Arquivo