Equipes do município estão indo até as residências para vacinar acamados e drive-thru imunizará idosos na Estação Ferroviária
Na manhã de terça-feira, 9, a Prefeitura de Paranaguá iniciou a vacinação contra a Covid-19 de acamados e idosos acima de 90 anos do município. Equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) estão indo até as residências a fim de imunizar pessoas acamadas acima de 18 anos nos bairros. Idosos acima de 90 anos serão vacinados em sistema drive-thru na Estação Ferroviária. O objetivo é, em cerca de uma semana, vacinar todos os idosos acima de 90 anos e acamados com idade superior a 18 anos.
O primeiro imunizado em Paranaguá nesta etapa de imunização foi o idoso acamado Dalcísio Pinheiro, de 74 anos. Ele sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e, desde então, passa por dificuldades de mobilidade e fala. Seu Dalcísio foi vacinado na residência em que mora, localizada na Costeira por volta das 9h30.
“Quero parabenizar a nossa equipe de Saúde. Temos uma comissão só para propiciar agilidade na vacinação da população e também com muita responsabilidade, pois estamos vendo no País inteiro os chamados ‘fura-filas’. Temos todos os critérios e levantamentos. Estamos finalizando agora a vacinação de funcionários que trabalham na rede privada de saúde na Estação Ferroviária e hoje é um dia importante que estamos partindo para imunizar as pessoas acamadas, que não podem sair das suas residências”, afirma o prefeito Marcelo Roque.
Segundo o gestor, ao todo, oito veículos com oito equipes da Semsa estão atuando na imunização contra o Coronavírus de acamados acima de 18 anos. “Entre terça-feira, 9, e quarta-feira, 10, conseguiremos iniciar a vacinação de pessoas na faixa etária acima de 90 anos e depois baixando até chegar a 100% da população de Paranaguá imunizada. Isso vai demorar um pouco, as doses estão chegando em quantidade baixa ainda ao Paraná e, consequentemente ao município, mas nossa expectativa é de até este primeiro semestre vacinar uma grande quantidade da nossa população”, acrescenta Roque.
Secretária de Saúde detalha etapa atual de imunização
“Estou feliz, mais um grupo foi iniciado na vacinação. Neste primeiro momento nós vamos vacinar os idosos acamados, nós temos um registro junto à Estratégia de Saúde da Família (ESF) que pegou todas essas informações e vai começar, a partir de hoje, a imunização nas residências. Acredito que em uma semana mais ou menos para a gente conseguir contemplar todos esses acamados”, afirma a secretária municipal de Saúde, Lígia Regina de Campos Cordeiro. Segundo ela, somente cadastrados no Sistema Único de Saúde (SUS) há mais de 200 idosos e acamados que serão imunizados neste momento.
Lígia Cordeiro explica que há idosos que não fazem parte do programa da ESF, que estão no setor privado de saúde. “Na tarde de terça-feira, 9, será disponibilizado um meio de cadastro para vacinação desses idosos”, destaca, ressaltando que o plano de vacinação a este público será divulgado.
Idosos acima de 90 anos devem levar documentos à Estação Ferroviária
A Estação Ferroviária iniciou na tarde da terça-feira, 9, a vacinação de idosos com idade acima de 90 anos em Paranaguá. Quem faz parte deste grupo e desejar se imunizar, deve ir até a Estação portando seu Cartão SUS e documento original com foto para que ocorra o registro da vacina no sistema do Ministério da Saúde (MS).
Leia também: Litoral registra 17 novos casos de Covid-19 e um óbito