Copa do Mundo

Brasil vence a Suíça e se classifica para as oitavas-de-final da Copa do Mundo no Catar

Em partida difícil, Seleção Brasileira venceu com golaço de Casemiro

Na segunda-feira, 28, após a vitória contra a Sérvia na estreia, a Seleção Brasileira enfrentou a Suíça em partida no estádio 974, em Doha, realizando o seu segundo jogo da Copa do Mundo no Catar. Sem Neymar, ainda em recuperação da lesão no tornozelo sofrida na estreia, em partida díficil contra os suíços, a Canarinho teve que se superar e venceu por 1 a 0 com gol do volante Casemiro na segunda etapa da partida. Com o resultado, o Brasil se classificou para as oitavas-de-final da Copa de forma antecipada. 

O primeiro tempo da partida foi com poucas chances para o Brasil, com uma conclusão a gol apenas com chance maior de abrir o placar que saiu do joelho de Vinícius Júnior após cruzamento de Raphinha. Na maior parte da etapa inicial, a Canarinho encontrou dificuldades com a falta do principal nome da Seleção, Neymar, assim como com a bom esquema de defesa feito pela Suíça. A seleção europeia tentava sair no contra-ataque, mas não criou chances claras para balançar as redes brasileiras. 

Segundo tempo e o gol da partida

Na segunda etapa, o jogo começou difícil, com Rodrygo vindo a campo no lugar de Lucas Paquetá. Tite fez mais substituições na equipe, tirando Fred e colocando Bruno Guimarães, assim como substituindo Richarlisson e Raphinha por Gabriel Jesus e Antony. As mudanças deram outro ritmo ao time, que conseguiu pressionar o time europeu. Vini Jr chegou a balançar as redes aos 20 minutos do segundo tempo, entretanto o gol foi anulado devido a impedimento de Richarlison, que participou da jogada, após checagem do VAR. 

Quando o 0 a 0 parecia quase certo, Vinícius Júnior fez novamente boa jogada e passe para Rodrygo que realizou assistência a Casemiro dentro da área, com o volante acertando um belo chute de primeira aos 37 minutos do segundo tempo, fazendo o belo gol único e importante para o Brasil na busca pelo Hexa. Tite ainda substituiu o lateral Alex Sandro por Alex Telles quase ao fim da partida. A Suíça pressionou em busca do empate, principalmente buscando cruzamentos na área da Seleção Brasileira, mas sem sucesso, deixando espaço aberto para o contra-ataque, onde o Brasil quase chegou a ampliar o placar. 

Segunda fase

q8yqprq
Brasil volta a campo na sexta-feira, 2, às 16h em jogo contra a seleção de Camarões, encerrando sua participação na primeira fase (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Com 100% de aproveitamento, o Brasil obteve seis pontos nas vitórias diante das seleções da Sérvia e da Suíça, garantindo sua classificação para as oitavas-de-final da Copa do Mundo de 2022. A Seleção volta a campo contra Camarões na sexta-feira, 2, às 16h, na última rodada do Grupo G, no Estádio Nacional de Lusai, no Catar. Após isso, a Canarinho vai jogar as oitavas-de-final contra adversário e data que ainda dependem dos últimos resultados desta primeira fase da Copa do Mundo.

FICHA TÉCNICA 

BRASIL 1 x 0 SUÍÇA 

Data: 28 de novembro de 2022 (segunda-feira) 

Local: Estádio 974, em Doha (Qatar) 

Horário: 13h (de Brasília) 

Árbitro: Ivan Barton (El Salvador) 

Assistentes: David Moran e Zachari Zeegelaar (Suriname) 

VAR: Drew Fischer (Canadá) 

Público: 43649 

Cartões amarelos: Fred (Brasil) e Rieder (Suíça) 

GOL: Brasil: Casemiro, aos 37 minutos do 2T 

BRASIL: Alisson, Militão, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro (Alex Telles); Casemiro, Fred (Bruno Guimarães) e Lucas Paquetá (Rodrygo); Raphinha (Antony), Vini Jr e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Tite. 

SUÍÇA: Sommer; Widmer (Frei), Schar, Akanji e Rodriguez; Freuler, Xhaka; Rieder (Steffen), Sow (Aebischer) e Vargas (Edimilson Fernandes); Embolo (Seferovic). Técnico: Murat Yakin.

Com informações da UOL

Brasil vence a Suíça e se classifica para as oitavas-de-final da Copa do Mundo no Catar

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Brasil vence a Suíça e se classifica para as oitavas-de-final da Copa do Mundo no Catar

Leonardo Quintana Bernardi

Jornalista graduado pela PUC-PR com atuação desde 2012 no jornalismo impresso, online e em audiovisual, bem como em assessoria de comunicação. Já trabalhou em órgãos públicos, jornais locais, freelances em veículos de alcance nacional e desempenha suas funções na Folha do Litoral News desde 2017. Defensor do jornalismo como meio de transformação social.