conecte-se conosco

Comunicação

Hamilton Sampaio Junior é o mais novo colunista da Folha do Litoral News

Coluna será veiculada no jornal impresso e site

Publicado

em

O leitor poderá acompanhar todas as sextas-feiras a coluna "História, Memória e Patrimônio, por Hamilton Sampaio Jr.

O professor e pesquisador de história e genealogia, Hamilton Ferreira Sampaio Junior, é o mais novo colunista da Folha do Litoral News e passa a assinar a partir desta sexta-feira, 14 de junho, a coluna intitulada “História, Memória e Patrimônio”. 

Neste espaço, Hamilton abordará temas relacionados à história, memória e patrimônio cultural, celebrando a rica herança da cidade de Paranaguá, que em breve completará 376 anos.

Hamilton fala deste novo projeto que está iniciando e da satisfação de estar participando do quadro de colunistas da Folha do Litoral News. “No meu ponto de vista, é algo muito bom que está acontecendo, porque é uma oportunidade de poder falar sobre história e nós tentaremos passar esse conhecimento para as pessoas, para que elas entendam a importância da nossa história, do patrimônio histórico, da memória da cidade, do patrimônio da cidade que não é só o patrimônio material, pois temos o patrimônio imaterial também, e essa questão de pertencimento, das pessoas entenderem que elas fazem parte de alguma coisa maior do que elas. Então, acredito que a Folha do Litoral é importante espaço e na coluna que inicio eu vou poder fazer isso juntamente com este veículo de comunicação, que acaba sendo um trabalho voltado e um serviço voltado para a população”, enfatiza Hamilton.  

Questionado sobre o que o leitor pode esperar, o historiador enfatiza o comprometimento baseado em fatos históricos. “Eu já escrevo há algum tempo, escrevo biografias, tenho alguns trabalhos feitos na cidade também, o leitor pode esperar um comprometimento na história de verdade, na história factual, tudo pautado com fontes, e nós podemos trazer todo esse conhecimento para compartilhar com os leitores, para que todos entendam melhor a sua origem. Nós vivemos numa cidade que tem quase 500 anos de ocupação, então poucas pessoas entendem isso, se você for na igreja matriz, na Catedral Diocesana, aquelas letras que estão ali, naquele algarismo romano, quer dizer 1578, então é a data da ocupação da igreja, ou seja, da construção da primeira igreja, que não é aquela provavelmente, deveria ser outra igreja mais simples, enfim, mas possui toda essa relevância histórica. Em algum momento da história, nós sabemos que se perderam e vamos tentar trazer isso de volta”, relata o historiador, que aproveita o espaço e deixa uma mensagem ao leitor. “Devemos todos valorizar a história da cidade, que ande pelo nosso centro histórico e olhe aqueles prédios centenários com carinho e com amor. Que tente entender como foram as pessoas que passaram por aqui, que construíram essa cidade, porque se você, vamos dizer, andar pela cidade, você vê esses monumentos, e eles estão ali já há muito tempo e as pessoas, sequer sabem quando eles foram construídos ou suas histórias. Cada prédio conta uma história e nós vamos tentar passar ao leitor essas histórias, e traduzi-las dentro da coluna”, completa.

📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.

Sobre Hamilton Sampaio Junior

Hamilton Ferreira Sampaio Júnior é pesquisador de história e genealogia, formado em Teologia e licenciado em História. Faz parte da Associação Brasileira de Pesquisadores de História e Genealogia e do Departamento Cultural do Club Litterario de Paranaguá, sendo também sócio correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Paranaguá. Atua em projetos históricos de resgate de memória, livros comemorativos e biografias, além de projetos museológicos e pesquisas documentais para segunda cidadania. Seu mais recente trabalho foi o livro comemorativo dos 100 anos da Associação Comercial Agrícola e Industrial de Paranaguá.

Contato

Os leitores interessados em entrar em contato ou tirar dúvidas podem enviar e-mails para: [email protected]

Em alta