conecte-se conosco

Ciência e Saúde

“Zé e Maria Gotinha” visitam escolas de Guaratuba para reforçar importância da vacina

No sábado, 28, Dia D de vacinação contra a Gripe e Sarampo ocorre no município

Publicado

em

Foto: Prefeitura de Guaratuba/Divulgação

Na quinta-feira, 26, no período da manhã, a Prefeitura de Guaratuba, através das secretarias municipais de Saúde e Educação, realizou uma ação com visitas do “Zé Gotinha e Maria Gotinha” às escolas da rede municipal de ensino. O objetivo foi conscientizar as crianças quanto à importância da vacina, bem como com relação ao Dia D da Vacinação contra a Gripe e Sarampo que acontece em todas as unidades básicas de saúde (UBS) no sábado, 28. 

“O objetivo foi lembrar as crianças e profissionais sobre o dia D da Vacinação que acontecerá neste sábado, 28.  Todas as escolas de Guaratuba foram informadas sobre a vacinação contra a Gripe e Sarampo, que ocorrerá no horário das 8h às 17h em todas as Unidades Básicas de Saúde. No dia 28 também será realizada a atualização do cadastro do Bolsa Família”, informa a assessoria do município.

Segundo a prefeitura, poderão se vacinar contra a Influenza pessoas com 60 ou mais de idade; crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da Saúde e professores das escolas públicas e privadas. “Também estão sendo vacinados povos indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional”, completa.

Com relação à imunização contra o Sarampo, o público-alvo da campanha são crianças de seis meses até a faixa etária infantil com menos de cinco anos de idade.

Covid-19 

De segunda à sexta-feira, das 13h às 17h, as unidades de saúde de Guaratuba oferecem todas as etapas vacinais disponíveis contra a Covid-19 por livre demanda à população. Podem receber a quarta dose ou o segundo reforço pessoas acima de 60 anos e imunocomprometidos. “Por conta do intervalo entre vacinas, para ser vacinado é preciso ter tomado a terceira dose há quatro meses”, explica a Secretaria de Saúde.

Com relação a pessoas acima de 18 anos, está disponível a elas a primeira e segunda dose, bem como a dose de reforço (DR), seguindo o que está previsto em data na carteirinha de vacinação. O município também prossegue com a vacinação de crianças e adolescentes com a primeira e segunda dose, da mesma forma, conforme o que prevê o comprovante de imunização.

“Não esqueça da carteirinha de vacinação, um documento com foto, CPF ou cartão SUS. Completar o esquema vacinal aumenta a eficácia e a durabilidade da proteção”, finaliza a Prefeitura de Guaratuba.


Com informações da Prefeitura de Guaratuba