conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Secretário de Saúde do Paraná trata de estratégias e ações para o litoral

Secretário de Estado da Saúde esteve reunido na 1.ª Regional de Saúde para tratar de ações para a região

Publicado

em

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve na tarde de quinta-feira, 27, na 1.ª Regional de Saúde, em Paranaguá, para tratar de assuntos referentes a estratégias de gestão e enfrentamento ao Coronavírus no litoral do Paraná, bem como fez a entrega de um barco que ficará à disposição da 1ª. Regional, a qual atende os sete municípios litorâneos.

“Nós estamos trabalhando em todo o Estado, em todo território paranaense, e o litoral não fica de fora. Especificamente hoje, estaria realizando uma visita à nova ala de maternidade do pronto socorro de Guaratuba, mas acabamos passando para outra data e viemos a Paranaguá, onde estamos tratando de assuntos referentes ao Hospital Regional, onde estaremos reunidos com a chefia da Regional de Saúde, com chefia da Fundação Estatal de Saúde – Funeas, e também com a direção do Hospital Regional do Litoral para que possamos tratar da estratégia do que vem pela frente. Neste encontro está me acompanhando o Dr. Nestor Werner Junior”, destaca o secretário de Saúde, que também aproveitou para fazer a entrega simbólica de um barco que ficará à disposição da 1.ª Regional de Saúde. “Este barco servirá para as atividades da Regional, como vacinação, visita às ilhas por parte de nossa equipe que fica sediada aqui na 1.ª Regional de Saúde de Paranaguá”, completa. 

Questionado sobre qual o momento o Estado vive em relação à pandemia da Covid-19, Beto Preto disse que estamos em um patamar alto. “Estamos em um patamar que, infelizmente, ainda é alto. Há um número elevado de casos ainda. Tivemos uma redução de cerca de 20% no número de óbitos nas duas últimas semanas. Estamos acompanhando diariamente esses números, e não dá para falar ainda que a curva está caindo, a curva começou a descer, mais dá para entender que nós estamos conseguindo dominar novos surtos e novas situações. É claro que, quando você tem quase 2 mil casos por dia e ainda bate na casa de 40 a 50 óbitos diariamente, é um número grande. As pessoas que estão perdendo a vida e as famílias dessas pessoas acabam gerando uma comoção muito grande. Nós vamos continuar trabalhando para diminuir números. Aqui em Paranaguá, já tivemos dias e noite de bater em quase 100% da utilização do hospital, mesmo assim hoje estamos trabalhando com 50% de lotação, ou seja, tivemos uma redução, que não diria que é confortável, pois se tratando do Coronavírus, não existe nada confortável, mas uma situação equilibrada”, destaca o secretário, enfatizando que a pasta realiza um trabalho em parceria com os municípios. “Os municípios são os nossos parceiros e venho aqui agradecer o estímulo e o trabalho de todos. Aqui no litoral, especificamente, todos aderiram à quarentena restritiva, aquela quarentena de 8 a 21 de julho, e isso foi fundamental, pois desacelerou o número de casos agora, o que está ajudando neste momento a manter o equilíbrio no número de casos e óbitos na região. Porém, insisto: é um trabalho realizado em todo o Paraná, por orientação do governador Ratinho Júnior, que é o de descentralizar ações, por isso a necessidade de abrir leitos, e aqui abrimos 20 leitos exclusivos para a Covid, então é um grande esforço e que sirva para salvar vidas, para diminuir a dor dos paranaenses neste momento tão difícil”, finaliza o secretário, pedindo para que todos sejam solidários e contribuam para este enfrentamento da pandemia.  

Em alta

plugins premium WordPress