Ciência e Saúde

Vítimas de violência doméstica terão reconstrução dentária gratuita no SUS

Entre os procedimentos estão próteses, implantes e restaurações

Em 2024, foram realizadas mais de 4 milhões de restaurações dentárias gerais no SUS (Foto: Ilustrativa/Freepik)

Em 2024, foram realizadas mais de 4 milhões de restaurações dentárias gerais no SUS (Foto: Ilustrativa/Freepik)

O Ministério da Saúde (MS) anunciou que o Programa de Reconstrução Dentária para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica passou a integrar a rede do Sistema Único de Saúde (SUS). A lei PL 4.440/2024, sancionada pelo governo federal no dia 3 de abril, e coordenada pelo MS, visa garantir tratamento odontológico gratuito para mulheres que sofreram agressões. Em 2024, foram realizadas mais de 4 milhões de restaurações dentárias gerais no SUS.

Entre os procedimentos, estão próteses, implantes, restaurações e outros, priorizando o atendimento humanizado e desburocratizado para mulheres em situação de vulnerabilidade. A implementação do programa contará com a parceria de estados e municípios. 

“Além disso, clínicas odontológicas privadas e universidades poderão integrar a rede de atendimento para ampliar a oferta do serviço”, informou.

Em 2025, o Ministério da Saúde informa que investirá R$ 4,9 bilhões na saúde bucal, um aumento de 206% em relação a 2022, quando foram aplicados R$ 1,6 bilhão. Esse reforço permitirá a ampliação dos serviços do Brasil Sorridente em 29%, beneficiando cerca de 139 milhões de brasileiros.

Como ter acesso ao Brasil Sorridente

Para ter acesso ao Brasil Sorridente, procure a UBS mais próxima para agendar consulta com a equipe de saúde bucal. Se necessário, o profissional da UBS encaminhará para um Centro de Especialidades Odontológicas. A equipe odontológica da UBS pode orientar sobre como solicitar.

“Além da reconstrução dentária, o SUS avança no atendimento integral à saúde da mulher com a criação de espaços seguros e humanizados. Com as Salas Lilás, a proposta é que toda unidade de saúde tenha um espaço para garantir acolhimento sem julgamentos e sem que a vítima precise reviver sua dor repetidamente”, destaca o MS.

Dados da violência doméstica em 2024 no Brasil

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), em 2024, 37,5% das mulheres sofreram algum tipo de violência. 64% dos feminicídios ocorreram dentro de casa. Mais de 778 mil mulheres foram ameaçadas por seus agressores, e 258 mil sofreram lesão corporal dolosa em contexto doméstico.

Com informações do Ministério da Saúde 

Você também poderá gostar

Vítimas de violência doméstica terão reconstrução dentária gratuita no SUS

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Vítimas de violência doméstica terão reconstrução dentária gratuita no SUSAvatar de Elano Squenine

Elano Squenine

Estudante de Jornalismo desde 2025 pela Uningá, Elano Squenine atuou como repórter, pauteiro e produtor em uma emissora de rádio. Atualmente, ele exerce suas funções na Folha do Litoral News como coprodutor (MEI).