conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Mais de 40 mil pessoas estão vacinadas contra a gripe em Paranaguá

Ainda há doses nas unidades de saúde e na Estação Ferroviária

Publicado

em

Desde o mês de julho, o Ministério da Saúde (MS) ampliou a vacinação contra a gripe para o público em geral. Crianças a partir de seis meses, adolescentes, adultos e idosos podem receber a dose disponibilizada anualmente para proteger a população. Até quinta-feira, 9, foram aplicadas, aproximadamente, 41 mil doses da vacina da gripe em pessoas de seis meses a 120 anos em Paranaguá.

De acordo com a Prefeitura de Paranaguá, a vacinação continua no município. A população que ainda não está imunizada contra a gripe pode procurar, das 8h às 17h, por uma das unidades básicas de saúde ou a Estação Ferroviária, local onde é realizada a força-tarefa para aplicação da vacina contra a Covid-19.

É preciso levar documento original com foto, Cartão SUS e a carteirinha de vacinação. Aqueles que tomaram a vacina da Covid-19 precisam fazer um intervalo de 15 dias para tomar a da gripe.

Os sintomas relacionados à gripe incluem febre elevada (mais de 38.ºC e de aparecimento súbito), tosse, congestão nasal, dor de garganta, dores musculares generalizadas, dores nos ossos e nas articulações, dor de cabeça e fadiga. Segundo o Ministério da Saúde, em alguns casos podem ocorrer distúrbios gastrointestinais, como diarréias e vómitos. 

O MS salienta que a vacinação ajuda a diminuir a pressão no sistema de saúde, já que a gripe leva a síndromes respiratórias graves e pode causar a morte. Por isso, as duas doses são fundamentais: a vacina da Covid e a vacina da gripe.

Paraná

Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe foi realizada em três etapas, com divisão de grupos prioritários. Começou no dia 12 de abril e a previsão de término era 9 de julho, mas devido à baixa adesão o Paraná segue vacinando até esgotarem as doses.

“Sabemos que a população está totalmente atenta ao calendário de vacinação para a Covid-19, mas não podemos esquecer que outras doenças também circulam e são perigosas”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “O Estado sempre foi exemplo em cobertura vacinal e queremos seguir em frente com essa meta. Precisamos que as pessoas se conscientizem dessa necessidade”.

Foto: Prefeitura de Paranaguá

Em alta

plugins premium WordPress