Ciência e Saúde

Vacinação contra a gripe segue nas Unidades de Saúde

Campanha teve início no dia 28 de março no Paraná

0vdcs9ya

Curitiba, 28 de março de 2023 - A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), iniciou a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza.

A Campanha de Vacinação contra a Influenza foi antecipada no Paraná neste ano. A mobilização teve início no dia 28 de março, enquanto que a campanha nacional terá início somente em 10 de abril. Desta forma, já podem se vacinar no Estado contra a gripe crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas e pessoas com mais de 60 anos.

Além destes, também serão vacinados os povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades, com deficiência permanente, integrantes das forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e a população privada de liberdade.

No Paraná, o objetivo é vacinar 4,6 milhões de pessoas, alcançando os 399 municípios. O propósito é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças respiratórias, evitando novos óbitos e sobrecarga do sistema de saúde.

Todos os que pertencem aos grupos podem receber a dose gratuitamente nas salas de vacinação de todo o Estado. A vacina é trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, sendo composta pelo vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria). Ela é oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em dose única, exceto para as crianças menores de nove anos que nunca receberam a vacina da gripe. Para elas serão ofertadas duas doses com intervalo mínimo de 30 dias.

Paranaguá

Em Paranaguá, todas as Unidades Básicas de Saúde, além do Terminal Urbano contam com as doses para atender ao público-alvo indicado pelo Ministério da Saúde. A vacinação acontece das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá, a população atendeu ao chamado para a imunização contra a gripe. Já foram 808 vacinas aplicadas de terça-feira, 28, até às 8h30 de sexta-feira, 31.

Antonina

A Prefeitura de Antonina, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na quarta-feira, 29, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza/Gripe. A vacinação acontece durante toda a semana, com a presença do Zé Gotinha no Hospital Municipal de Antonina. O município também já iniciou a vacinação dos trabalhadores portuários no Ogmo e no Terminal Portuário.

5rdj as7
Em Antonina, a vacinação acontece com a presença do Zé Gotinha no Hospital Municipal
Foto: Divulgação/Prefeitura de Antonina

Morretes

A vacina é disponibilizada desde quarta-feira, 29, em todas as Unidades Básicas de Saúde de Morretes e também no NIS-Centro. Durante a Campanha contra Influenza, a vacina contra a Covid-19 também será disponibilizada diariamente no NIS-Centro.

Guaratuba

Nas Unidades Básicas de Saúde de Guaratuba que possuem horário estendido (Cohapar, Figueira, Piçarras e Coroados) a vacinação contra a gripe ocorre das 13h às 17h. Na UBS Mirim e UBS Caieiras, a vacinação ocorre das 13h às 16h.

Influenza

A Influenza é uma infecção viral considerada uma síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade. O período de incubação é geralmente de dois dias, variando entre um e quatro dias.

Os casos podem variar de quadros leves a graves e levar ao óbito, ocorrendo com maior frequência em indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, idosos com 60 anos ou mais e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Com informações da Sesa

Você também poderá gostar

Vacinação contra a gripe segue nas Unidades de Saúde

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Vacinação contra a gripe segue nas Unidades de Saúde

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.