conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Vacinação contra a Covid-19 possibilita controle da pandemia e retomada do turismo, afirma prefeito

Marcelo Roque destaca que 85% da população parnanguara foi totalmente imunizada

Publicado

em

Na tarde da segunda-feira, 11, o prefeito Marcelo Roque esteve na redação da Folha do Litoral News, onde concedeu entrevista abordando diversos assuntos do município, sendo que um deles foi o avanço na vacinação contra a Covid-19, com mais de 85% da população já totalmente imunizada contra o Coronavírus. O gestor reforçou o trabalho incansável das equipes de saúde que estiveram por um ano e dois meses centralizando a aplicação de vacinas na Estação Ferroviária, sendo que o avanço possibilitado com esta força-tarefa fez com que, recentemente, a prefeitura descentralizasse a vacinação contra a Covid-19 para as unidades básicas de saúde (UBS) de Paranaguá. 

“Foi um trabalho de praticamente um ano e dois meses na Estação Ferroviária com dedicação, amor e carinho de todos os servidores públicos, colaboradores, juntamente com a secretária de Governo, Luciana Costa, que nos ajudou muito neste momento difícil que foi o início da vacinação. Passamos por momentos piores ainda antes da vacina, mas em 2021, imunizamos o primeiro morador de Paranaguá que foi a nossa enfermeira do município, a Andréa, e depois tivemos a ideia de centralizar a vacinação na Estação Ferroviária porque entendemos que seria muito mais fácil de organizar e deu muito certo. A Estação ficou denominada como a Estação da Fé, da esperança”, afirma o prefeito, destacando a agilidade com que as vacinas foram aplicadas pelas equipes. “Vacina boa é vacina no braço. A gente deu exemplo para o Brasil, para o estado do Paraná, em rapidez. Fomos o primeiro município a vacinar completamente todos os profissionais da educação. As vacinas que chegavam, baixávamos a faixa etária e já aplicávamos na população”, completa.

Marcelo Roque ressalta a importância da vacina contra a Covid-19 para o controle da pandemia. “Deu a tranquilidade que o povo parnanguara precisava para poder voltar a viver. Foi um momento difícil, mas com alegria e amor, Paranaguá atualmente está com mais de 85% da população vacinada com duas doses, a terceira dose também está sendo aplicada. Agora, com essa capacidade da vacinação, nós estamos colocando em alguns postos de saúde para que concedam continuidade à imunização. A vacina contra a Covid-19 vai ser como a da gripe, vai ter imunização todos os anos”, explica, ressaltando a aplicação também da quarta dose. 

“A vacinação propiciou uma situação que hoje posso estar aqui dando esta entrevista sem máscara, com uso de máscara em locais de atendimento de saúde e transporte coletivo. Quero agradecer de coração a todas as pessoas que trabalham na vacinação”, ressalta o prefeito.

Retomada do turismo

“Mesmo com a pandemia nós não deixamos de desenvolver um bom trabalho no município, com foco na parte da saúde com a vacinação, não deixando de desenvolver o nosso município. O setor que mais foi afetado sem dúvida foi o turismo, a rede hoteleira, a Ilha do Mel, entre outros pontos turísticos. A última temporada já foi diferente no litoral com relação a isso, com muito mais pessoas visitando a região, mas precisamos manter e ampliar este patamar no turismo”, ressalta o prefeito.

Roque também destacou que a Estação Ferroviária funcionará com foco turístico. “Estamos atuando para que ocorra a volta do trem turístico de passageiros. O foco é que nós tenhamos uma Litorina, para que os turistas possam visitar a Estação e Paranaguá. Estamos dando uma roupagem nova para a nossa cidade”, destaca.

Praça Mário Roque e eventos

“Agora, no dia 20, abre a revitalização da Praça Mário Roque, com a volta da Tutóia, com um novo calçamento. Então será uma retomada fundamental do nosso turismo. Estamos investindo em nossas ilhas e iremos fazer novos atracadouros. Estamos divulgando muito mais o que nós temos em Paranaguá. A nossa Ilha do Mel, que também bateu recordes de visitação”, salienta.

“Estamos atuando também para que os nossos eventos retornem na nossa Praça Mário Roque”, afirma o prefeito, destacando que o município está analisando de que forma a agenda de eventos retomará, visto que o local será revitalizado e passará por obras. “É um transtorno do bem. Nós vamos pensar o que nós vamos fazer, em que local vamos fazer, se vai ser um local mais acanhado, mas a gente sentará junto com a Marinha para vermos como vamos fazer as festas deste ano, mas o turismo é um dos nossos carros-chefes”, finaliza o prefeito de Paranaguá.