Ciência e Saúde

Vacina contra a gripe já está disponível para toda a população acima de seis meses em Paranaguá

Unidades básicas de saúde e Terminal Urbano oferecem as doses

c93ulaec

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) anunciou a liberação da vacina contra a gripe para todo o público maior de seis meses no âmbito da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até então, somente pessoas que faziam parte dos grupos prioritários, como idosos e trabalhadores da saúde, podiam receber a dose.

Na terça-feira, 16, a Prefeitura de Paranaguá ampliou a imunização e começou a ofertar as doses conforme recomendação do Programa Nacional de Imunizações. A dose contra a gripe está disponível em todas as unidades básicas de saúde e no Terminal Urbano, no centro de Paranaguá, das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informou que, desde o início da Campanha Nacional de Vacinação em Paranaguá, ocorrido no dia 28 de março, foram vacinadas contra a Influenza, 8.831 pessoas do grupo prioritário. A expectativa é registrar um acréscimo significativo nos números atuais em virtude da abertura vacinal para toda a população acima dos seis meses de idade. 

cbwr8b
A expectativa é expandir a cobertura vacinal, que possui meta estipulada de 90%

“A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe. A influenza é uma infecção viral altamente contagiosa que pode levar a complicações graves, especialmente em grupos de alto risco, como idosos, crianças pequenas, gestantes e pessoas com condições médicas crônicas. A vacinação reduz significativamente o risco de contrair a doença e, quando ocorre a infecção, a vacinação geralmente diminui a gravidade dos sintomas”, afirmou a superintendente de Vigilância em Saúde de Paranaguá, Marianne Gomes.

Grupos de risco

Embora a campanha tenha sido ampliada, o Programa Nacional de Imunizações reitera sobre a importância da vacinação dos grupos de risco, para evitar a influenza e seus possíveis agravamentos.

“Ao receber a vacina contra a gripe, a pessoa também ajuda a proteger a saúde pública. A vacinação em massa auxilia na redução da disseminação do vírus da gripe na comunidade, diminuindo o número de pessoas infectadas e, consequentemente, reduzindo a transmissão para pessoas mais vulneráveis. Isso é particularmente importante para proteger os grupos de alto risco que têm maior probabilidade de desenvolver complicações graves”, salientou Marianne.

Paraná

De acordo com a Sesa, alguns municípios do Paraná já tinham disponibilizado a dose contra a Influenza para todos os públicos. Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, não se pode subestimar nem negligenciar a importância da vacina. “Que mostra todos os dias ser a principal estratégia de proteção contra vírus. É preciso fortalecer este processo, promovendo o imunizante para que chegue até o braço de todos os paranaenses”, comentou o secretário.

Até o sábado, 13, o Paraná tinha imunizado pouco mais de 32% da população alvo da campanha (idosos e demais grupos prioritários). Agora, com a nova ampliação, a expectativa é expandir a cobertura vacinal, que possui meta estipulada de 90%.

Sobre a vacina

Os imunizantes da influenza são trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan e distribuídos para toda a rede pública de saúde. A composição da vacina muda a cada ano, de acordo com as cepas do vírus que mais circulam no momento. Neste ano, em conformidade com a orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o imunizante é composto pelos vírus H1N1 (Sydney), H3N2 (Darwin) e a cepa B (Victoria).

Com informações da Sesa e Prefeitura de Paranaguá

Você também poderá gostar

Vacina contra a gripe já está disponível para toda a população acima de seis meses em Paranaguá

Fique bem informado!
Siga a Folha do Litoral News no Google Notícias.


Vacina contra a gripe já está disponível para toda a população acima de seis meses em Paranaguá

Gabriela Perecin

Jornalista graduada pela Fema (Fundação Educacional do Município de Assis/SP), desde 2010. Possui especialização em Comunicação Organizacional pela PUC-PR. Atuou com Assessoria de Comunicação no terceiro setor e em jornal impresso e on-line. Interessada em desenvolver reportagens nas áreas de educação, saúde, meio ambiente, inclusão, turismo e outros. Tem como foco o jornalismo humanizado.