conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Com a proximidade do fim de ano, Hemepar Paranaguá convida população para doar sangue

Sede do Hemepar Paranaguá fica localizada na Avenida Gabriel de Lara

Publicado

em

Foto: AEN

O Hemepar Paranaguá, necessita de doadores de sangue para manter em dia o estoque de material e também para repor as bolsas que são utilizadas nos hospitais da região litorânea.

O Hemepar reforça o pedido de urgência para a doação de sangue no Litoral do Paraná, de qualquer tipo sanguíneo. O apelo acontece, sobretudo, com a proximidade do feriado prolongado de Finados, em 2 de novembro, e consequentemente da temporada de verão e fim de ano, além das programações de viagens. 

Maria Angélica Gimenes, Enfermeira Responsável Técnica do Hemepar Paranaguá, destacou a importância do ato de doação. “A doação de sangue é um ato altruísta e de solidariedade, que ajuda a salvar até quatro vidas. É um gesto de amor ao próximo que pode gerar muitos sorrisos. É importante destacar que não há um substituto para o sangue e sua disponibilidade é essencial em diversas situações”, ressaltou.

Em cada coleta, são retirados cerca de 450 ml de sangue. Homens podem doar sangue a cada 60 dias, com um máximo de quatro doações a cada 12 meses. Já as mulheres podem doar a cada 90 dias, sendo no máximo três doações no período de 12 meses.

Depois de coletado, o sangue é fracionando e acontece o processo de separação dos hemocomponentes (plasma, hemácias, plaquetas e crio). Após isso, a bolsa fica estocada até o resultado dos exames, que apontam que ele pode ser utilizado em outra pessoa. 

AGENDAMENTO

Os moradores do litoral que desejam doar sangue podem agendar o atendimento pela internet. Para isso, é preciso acessar o site www.saude.pr.gov.br/doacao. Há também o telefone/WhatsApp (41) 3420-6663. O Hemepar Paranaguá fica na Rua Gabriel de Lara, 657 – João Gualberto e funciona de segunda à sexta-feira.

O Hemepar Paranaguá fica na Rua Gabriel de Lara, 657 – João Gualberto e funciona de segunda à sexta-feira

A doação de sangue é uma necessidade contínua na rede estadual de saúde para carregamento da rede do Hemepar, que é utilizado em pacientes do sistema público de saúde do litoral. Em Paranaguá, o Hemepar fica localizado na Avenida Gabriel de Lara e é gerido por meio da 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

“Novembro é o mês do Doador de Sangue. Venha participar de campanhas de doação, convide seus amigos. O mês de novembro foi escolhido porque precede um período de estoques baixos nos bancos de sangue. A proximidade das férias, de datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados torna esse mês especialmente importante para promover o ato solidário da doação de sangue”, convidou a enfermeira Maria Angélica.

CRITÉRIOS

É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade precisam de autorização e presença do responsável legal. O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, bem de saúde, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).

ORIENTAÇÃO

A Enfermeira Responsável Técnica do Hemepar Paranaguá evidenciou o fato de que uma doação pode beneficiar até quatro pessoas e reiterou o convite para a população procurar a unidade em Paranaguá. “O sangue O- é doador universal, ou seja, ele pode doar para qualquer pessoa, mas só recebe de O-  enquanto o AB+ recebe de todos os tipos. Além disso, o tipo O+ é compatível para doação com o subgrupo Rh positivo, o que inclui O+, A+, B+ e AB+. Mas é importante ressaltar que aqui em Paranaguá recebemos doação de todos os tipos sanguíneos”, destacou Maria Angélica.

DIA NACIONAL DO DOADOR DE SANGUE

O Dia Nacional do Doador de Sangue é celebrado no dia 25 de novembro. A data foi estabelecida através do Decreto de Lei, de 30 de junho de 1964, assinado pelo presidente Castello Branco, definindo o dia 25 de novembro – data do aniversário da fundação da Associação Brasileira de Doadores Voluntários de Sangue – como a data oficial do doador de sangue no Brasil.

CONTATO

Empresas, grupos de pessoas e prefeituras dos municípios da região do litoral que queiram se mobilizar para a doação de sangue devem entrar em contato com o Hemepar pelo telefone (41) 3420-6663 (WhatsApp). Homens podem doar quatro vezes ao ano e mulheres por três vezes.

Publicidade






Em alta