conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Unidade do Erasto em Paranaguá fez mais de 300 atendimentos em maio

Local funciona normalmente durante a pandemia da Covid-19 (Foto: Prefeitura de Paranaguá)

Publicado

em

A Unidade Avançada do Hospital Erasto Gaertner em Paranaguá – “Marcos Vinicius dos Santos Costa”, inaugurada em janeiro de 2020, teve uma pausa nos atendimentos no mês de março, em função da pandemia do novo Coronavírus, mas agora funciona normalmente. Em maio, 74 pacientes passaram pelo local, totalizando 334 atendimentos, entre consultas médicas com cancerologista, oncologistas clínicos, consultas de enfermagem, nutrição e farmácia.

Segundo informações enviadas pela assessoria de imprensa do Hospital Erasto Gaertner, além das consultas, a unidade em Paranaguá tem a possibilidade de realizar quimioterapia infusional, administração de medicamentos adjuvantes à quimioterapia, coleta de exames laboratoriais e preventivos, dispensação de quimioterápicos orais e hormônios, manutenção de cateteres e pequenos curativos.

Todos esses atendimentos significam um grande ganho para os pacientes que residem em Paranaguá e agora não precisam mais se deslocar com tanta frequência para Curitiba.

A assessoria explicou que, no início de março, devido à pandemia, o atendimento foi interrompido na unidade e todos os pacientes foram assistidos no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba. “Nesse período de suspensão, os funcionários foram alocados em serviços do município de Paranaguá, nas frentes de combate à Covid-19. Entretanto, no final de março mesmo a unidade voltou a funcionar normalmente”, esclareceu o Hospital.

Queda no número de casos

Uma informação do Hospital que deve servir de alerta para a população é quanto à queda significativa no número de novos casos de câncer. “Isso está diretamente relacionado à diminuição de atendimentos nas unidades encaminhadoras, consequência do receio e das incertezas frente à pandemia. Sabemos que muitos pacientes estão deixando de se dirigir a locais de atendimento médico com medo de contrair a Covid-19”, afirmou o Hospital, em nota.

O Hospital acredita que, apesar disso, aos poucos, está voltando à normalidade e a previsão é que no segundo semestre haja um número maior de pacientes para receber tratamento e acompanhamento.

O superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, lembrou que, neste momento, não se pode deixar de cuidar da saúde de forma geral. “A unidade de Paranaguá chegou para cuidar, acolher e combater o câncer da população com toda a qualidade de atendimento que o Erasto Gaertner há 45 anos oferece aos paranaenses e a muitos outros pacientes do Brasil. Infelizmente a pandemia nos pegou de surpresa, mas é importante que todos entendam que não podemos perder o foco na saúde, em geral, por medo do Coronavírus e, principalmente, o tratamento dos pacientes já diagnosticados não pode ser descontinuado”, evidenciou Lago.

Desta forma, o trabalho continua nas unidades para que o diagnóstico e o tratamento correto sejam possíveis a todos que necessitem. “Estamos de portas abertas, estruturados e em contato constante com nossos pacientes porque sabemos que quanto mais rápido o combate começa, mais chances de sucesso temos nos tratamentos”, ressaltou Lago.

Sobre a unidade

A implantação da unidade avançada no município se deve à união de esforços da Prefeitura de Paranaguá com o Hospital Erasto Gaertner, faz parte do projeto “Erasto Mais Perto de Você”, é a segunda e a maior do Paraná. A Secretaria Municipal de Saúde de Paranaguá informou que, mensalmente, são investidos R$ 200 mil em insumos, folha de pagamento, entre outros para o funcionamento da Unidade Avançada do Erasto Gaertner no município. O espaço tem capacidade de realizar até 20 quimioterapias e 60 consultas por dia.

Publicidade










plugins premium WordPress