conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Temperaturas mais baixas agrava situação dos estoques dos bancos de sangue

Unidade do Hemepar em Paranaguá pede ajuda da população

Publicado

em

Foto: Américo Antonio/Sesa

A Unidade de Coleta e Transfusão (UCT) de Paranaguá do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) necessita de doadores de sangue. Tradicionalmente, neste período do ano, com temperaturas mais baixas, as doações costumam cair, o que exige que as unidades chamem a comunidade para manter os estoques.

A assistente social da Unidade de Coleta e Transfusão de Paranaguá, Nádia Cristina Tadra, afirmou que as doações caem muito nesta época e ressaltou a importância de a população fazer esse gesto de solidariedade. “Precisamos de doadores. Agora, mais do que nunca, precisamos que as pessoas entrem em contato para agendar pelo telefone que também atende pelo Whatsapp, o (41) 3420-6663, para que possamos fazer os agendamentos e atender a todos”, disse Nádia.

A unidade do Hemepar em Paranaguá é a única no litoral do Paraná

Segundo ela, algumas empresas da região têm realizado agendamentos para levar os colaboradores até a unidade. “Mas, ainda precisamos que outras empresas se mobilizem e façam campanhas. Eu teria que ter ao menos uma empresa por semana no Hemepar ou por mês, dessa forma nunca faltaria”, destacou Nádia.

A unidade do Hemepar em Paranaguá é a única no litoral do Paraná e atende na Av. Gabriel de Lara, n.º 657, bairro João Gualberto, ao lado da 1.ª Regional de Saúde.

A doação, após realizado o agendamento e comparecimento na unidade, dura cerca de uma hora. No dia de doar é importante que o doador esteja descansado e alimentado, evitando alimentos gordurosos quatro horas antes. O doador é cadastrado no sistema, passa por triagem clínica e faz um exame de sangue rápido para garantir que não tem anemia. Se os critérios forem atendidos, é encaminhado para a retirada da bolsa de sangue. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), o ideal é que cada pessoa doe sangue pelo menos duas vezes ao ano. 

Hemepar

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) é uma unidade da Sesa. É responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná.

É uma entidade sem fins lucrativos e atende a demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários. A doação é o único modo de salvar a vida de milhares de pessoas, pois não há substituto para o sangue.

Medula óssea

O doador de sangue também pode fazer o cadastro para ser doador de medula óssea. Os dados são inseridos no Registro de Dadores de Medula Óssea (Redome) e, quando é apontada a compatibilidade, o doador é chamado para exames confirmatórios. 

Se confirmada a compatibilidade, o doador seguirá para o transplante, que pode ser feito por punção no osso ilíaco ou por coleta de sangue periférico. A regeneração no organismo do doador acontece após 15 dias. 

Com informações da Sesa