conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Sesa confirma primeiro caso de Monkeypox em Matinhos

Há mais um caso em investigação da doença no litoral em Paranaguá

Publicado

em

Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Na quarta-feira, 5, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) o Informe n.º 10 sobre a situação da Monkeypox no Paraná, o primeiro registrado em outubro. Segundo os dados epidemiológicos, na última semana o litoral do Paraná registrou um novo caso da doença em Matinhos, algo confirmado por meio do boletim sobre a situação da Monkeypox na 1.ª Regional de Saúde (1.ª RS) de Paranaguá, responsável pela gestão de saúde dos sete municípios da região.

Até agora, desde agosto, quando os informes começaram a ser divulgados, o litoral registrou cinco casos confirmados da Monkeypox, quatro deles em Paranaguá e um em Matinhos, confirmado no último boletim. A Sesa já descartou até o presente momento 11 possíveis registros como da doença em Paranaguá (10) e Guaratuba (1). Atualmente, há um caso suspeito na região em Paranaguá, que pode ser confirmado ou não para o diagnóstico da Monkeypox.

“A Monkeypox ou varíola dos macacos como é popularmente conhecida, é uma doença viral, e a transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas ou objetos recentemente contaminados. A infecção causa erupções que geralmente se desenvolvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga”, ressalta a Secretaria de Estado da Saúde.

Paraná contabiliza mais 38 casos

O Paraná contabilizou mais 12 diagnósticos da monkeypox na última semana. Entre os novos casos, nove ocorreram em Curitiba, um em Matinhos e dois em São José dos Pinhais. Até agora, ao todo, 227 casos da Monkeypox ocorreram em todo o Estado, entre eles 215 foram entre homens e 12 em mulheres. A faixa etária mais alcançada pela doença é dos 30 aos 39 anos. 

O boletim na íntegra pode ser acessado no link: https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Monkeypox .

O que é a Monkeypox

Segundo o Ministério da Saúde (MS), “a Monkeypox (MPX) é uma doença zoonótica viral, caracterizada por uma erupção cutânea pustular, semelhante à varíola. A doença apresenta formas leves, graves e até fatais”, explica. “Suas manifestações clínicas clássicas englobam febre, cefaléia, dores musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios, exaustão e erupções cutâneas”, finaliza o MS.

Confira o boletim na íntegra:

Com informações da Sesa e Ministério da Saúde

Em alta

plugins premium WordPress