O secretário municipal de Saúde e Prevenção, Paulo Henrique de Oliveira, recebeu na terça-feira, 16, a presidente do Conselho da Mulher Executiva da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP), Jacqueline Guimbala. O objetivo foi discutir a realização de evento em apoio à campanha Outubro Rosa para conscientizar mulheres colaboradoras de empresas associadas à entidade na quinta-feira, 25, a partir das 18h, no auditório da entidade.
Na oportunidade, o secretário recebeu ainda um ofício do recém-empossado presidente da Aciap, Eloir Martins, solicitando a ação preventiva para que as colaboradoras se conscientizem da importância de realizar mamografia e exame preventivo, como forma de prevenção do câncer de colo de útero e de mama. E, ainda, para alertar e prevenir a violência contra a mulher, já que foi solicitada a participação da coordenadora do Núcleo de Prevenção à Violência, Promoção da Saúde e Cultura da Paz, Helenize Zanon. Outra entidade solicitada foi o Centro de Referência de Saúde da Mulher, que tem como responsável a enfermeira Luciane Tavares.
“Daremos todo o suporte necessário para que este evento que a ACIAP propõe seja um grande sucesso. Agradecemos a oportunidade que está sendo gerada para levarmos informação às mulheres de Paranaguá. Durante todo o mês de outubro intensificamos o trabalho de informar e orientar nossa população feminina sobre a importância de fazer os exames de mamografia e preventivo do câncer do colo de útero”, ressaltou o secretário Oliveira.
“Vamos realizar o convite para as diversas colaboradoras das empresas associadas à ACIAP, sobretudo as que trabalham na região central. Esperamos um bom público, já que escolhemos 18h por ser saída da maioria das lojas. O Conselho da Mulher Executiva, na gestão do presidente Eloir Martins, quer fazer a diferença, engajando-se a causas importantes de nossa cidade e que beneficiam as mulheres”, salientou Jacqueline Guimbala.
“A iniciativa tem por objetivo estimular as colaboradoras das empresas associadas a participar e compartilhar informações, para aumentar o acesso a diagnósticos precoces e diminuir a mortalidade. Igualmente, aproveitar o momento para alertar e prevenir a violência contra a mulher, esclarecer medidas protetivas, com vistas ao acesso antecipado às orientações de proteção e assistência adequadas”, argumentou o presidente da ACIAP, em documento encaminhado ao secretário Paulo Henrique de Oliveira.
Da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Paranaguá