Ciência e Saúde

Área de Saúde conta com ouvidoria para atendimento à população

Mensalmente são recebidas cerca de 60 denúncias gerais no setor

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Pessoas que tiveram problemas relacionados à Saúde municipal podem fazer suas reclamação através da Ouvidoria municipal de Saúde. “Qualquer deslize nas unidades de saúde, com pacientes e enfermeiras ou técnicos em enfermagem ou mesmo médicos, a pessoa pode vir à Ouvidoria para fazer sua reclamação”, garantiu Louize Mary Nunes, ouvidora municipal de Saúde há 12 anos.

As denúncias podem ser anônimas, contudo, é importante que a pessoa forneça nome e telefone para ter retorno sobre a situação reclamada. “Ela pode ser anônima, o problema é que sem um número de telefone e um nome não tenho como entrar em contato com o denunciante para dar o retorno da situação apresentada na denúncia”, observou. “A pessoa pode me informar seu nome e contato porque essas informações são mantidas em sigilo. Algumas pessoas pedem esse sigilo e ele é mantido. O denunciante não precisa se preocupar porque sua identidade será preservada”, destacou. Louize garantiu que somente ela sabe quem fez a denúncia. “Quando é pedido o sigilo, no mesmo documento que a pessoa assina fica escrito que foi pedido o sigilo de sua identidade”, acrescentou. A pessoa deixa um telefone para contato, é passado um número de protocolo e tanto a Ouvidoria quanto a pessoa pode retornar o primeiro contato para saber como está caminhando a situação reclamada.

A denúncia também pode ser feita pelo telefone da Ouvidoria, (41) 3420-2831. “Após começar a ser divulgada de forma mais ampla, a existência da Ouvidoria, a procura para realizar reclamações aumentou. Isso tem ocorrido a partir de 2014. Mensalmente recebemos cerca de 60 reclamações de forma geral, unidades de saúde, transporte, Vigilância Sanitária, entre outras”, contou.

Após recebida a reclamação, ela é encaminhada para o diretor ou diretamente ao secretário de Saúde. “Cada caso é diferente do outro. Primeiro verificarei a situação, então a reclamação será encaminhada para o diretor ou mesmo para o secretário de Saúde. Em alguns casos se torna processo administrativo, tudo depende da dimensão do problema. Cada situação é um caso diferente”, informou. Funcionários públicos também podem procurar a Ouvidoria para reclamações. “Pedimos que todos que encontrem algum problema, vivenciem uma situação que não avaliem como correta, podem e devem ligar para que possamos tentar resolver esse problema. Essa participação popular é muito importante. A Ouvidoria está aqui para ouvir a todos. A Ouvidoria é o SUS e precisamos reclamar para termos um SUS melhor”, frisou.

A Ouvidoria Municipal de Saúde está localizada na Secretaria Municipal de Saúde, na Avenida Gabriel de Lara, e atende das 8h às 12h e das 14h às 18h de segunda à sexta-feira. O telefone para contato é o (41) 3420-2831.

 

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