conecte-se conosco

Ciência e Saúde

Pronto Atendimento da Atenção Primária será aberto com demanda livre

Ambiente receberá pacientes em situações de baixa complexidade

Publicado

em

A estrutura contará com a presença de quatro profissionais médicos e equipe de apoio de enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo. / Foto: Prefeitura de Paranaguá

Como parte das ações que visam zerar filas de espera para atendimentos na Atenção Primária em Paranaguá, iniciará nesta quarta-feira, 6, o funcionamento do Pronto Atendimento da Atenção Primária ao lado do Centro de Diagnóstico João Paulo II.

Como não se trata de um local de urgência e emergência, o Pronto Atendimento funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mesmo horário estipulado às unidades básicas de saúde. A estrutura contará com a presença de quatro profissionais médicos e equipe de apoio de enfermeiros, técnicos de enfermagem e pessoal administrativo. A ação durará até início de janeiro, podendo ser prorrogada, caso necessário.

O ambiente receberá pacientes em situações de baixa complexidade como sintomas gripais, dores abdominais leves, cefaleia leve, náusea, vômito, entre outras.

“Será uma extensão das unidades básicas de saúde, mas com livre demanda de atendimentos. A população pode continuar seus tratamentos e acompanhamentos na unidade próxima à sua residência como de hipertensão e diabetes, pré-natal, vacinação, entre outros serviços e, se precisar de uma consulta mais imediata, poderá buscar o Pronto Atendimento da Primária”, explica a secretária interina da Saúde, Luciana Costa.

A UPA permanece com os casos de urgência e emergência. A população pode buscar a UPA para casos mais agravados. Para atendimento de casos leves há o Pronto Atendimento da Atenção Primária e as unidades de saúde.

Na UBS, caso o paciente sofra de alguma doença crônica, por exemplo, receberá o acompanhamento necessário para evitar agravos dessas patologias evitando que ele precise buscar um atendimento de urgência e emergência. As unidades básicas de saúde estão com equipes completas para também atender a população.

Fonte: Prefeitura de Paranaguá

plugins premium WordPress