A campanha de vacinação contra a dengue começou na segunda-feira, 6, em Paranaguá. Até a tarde de quarta-feira, 8, foram vacinadas 56 crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, público-alvo preconizado pela campanha. No município, a vacina da dengue está disponível apenas em três Unidades Básicas de Saúde (UBS) em regiões distintas para abranger toda a cidade.
A princípio, a vacina da dengue é disponibilizada somente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) na Vila Guarani, na Ilha dos Valadares (UBS Emir Roth) e no bairro Porto Seguro.
“As pessoas podem ter receio por acharem que é uma vacina nova, mas ela está incorporada ao SUS desde fevereiro de 2023. É uma vacina cara que a população pode tomar de graça, protege contra os quatro subtipos do vírus, 1, 2, 3 e 4. Em Paranaguá, temos em circulação o tipo 1 e 2. Por isso, mães e pais, procurem a unidade de saúde e façam a vacinação dos seus filhos que é extremamente importante nesse momento”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Paranaguá, Cleonice Ferreira.
- Vacina da dengue já está disponível em Paranaguá em três unidades de saúde
- Vacina da dengue: Paranaguá começa imunização na segunda-feira, 6
Segundo ela, a vacina não protege 100%, mas evita casos graves e hospitalizações, por exemplo. “Existe a possibilidade de pegar mesmo vacinado, mas de uma forma mais branda, assim como aconteceu com a Covid-19”, afirmou Cleonice.
Duas doses
A imunização contempla duas doses que devem ser tomadas com um intervalo de três meses.
O público deve levar a carteirinha de vacinação, um documento de identificação e o Cartão SUS. As unidades estão abertas das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.
Antes de tomar a vacina, a criança ou adolescente, acompanhados do responsável, passam por uma consulta prévia com o setor de enfermagem para receber orientações sobre a dose e ser avaliada para saber se está apta a tomar a vacina. Pessoas com sintomas de gripe ou de dengue não podem tomar a vacina da dengue e devem aguardar para começar a imunização.
Dengue no litoral
De acordo com o último boletim da dengue, divulgado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) na terça-feira, 7, o litoral contabiliza, ao todo, 12.843 casos da doença, sendo Guaratuba o município com mais casos (5.483); seguido de Paranaguá (2.503); Antonina (2.404); Matinhos (1.655); Morretes (619); Pontal do Paraná (179); e Guaraqueçaba (3).
O boletim confirmou 38.468 novos casos da doença em todo o Paraná e 26 mortes. De acordo com o documento, referente ao período epidemiológico 2023/2024, que teve início em julho de 2023, foram registrados 239 óbitos.
📲 Clique aqui para seguir o canal da Folha do Litoral News no WhatsApp.
Os óbitos ocorreram entre 3 de março e 28 de abril. São 10 homens e 16 mulheres com idades entre 14 e 93 anos, residentes em 17 municípios: Piraquara, Saudade do Iguaçu, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Planalto, Santa Izabel do Oeste, Boa Vista da Aparecida, Cascavel, Lindoeste, Nova Aurora, Três Barras do Paraná, Ivaté, Amaporã, Sabaudia, Cornélio Procópio.
Com informações da Prefeitura de Paranaguá