Connect with us

Ciência e Saúde

Prefeitura realiza ampliação e revitalização da UPA em Paranaguá

Investimento para ampliação e reforma é de R$ 6,1 milhões (Foto: Facebook – Marcelo Roque)

Publicado

em

Prefeitura realiza ampliação e revitalização da UPA em Paranaguá

Unidade contará com ampliação de mil metros quadrados

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), conhecido como UPA da Baduca, localizada na Avenida Roque Vernalha, na Estradinha, está sendo revitalizada e ampliada pela Prefeitura de Paranaguá. A obra está em andamento e conta com um investimento de cerca de R$ 6,1 milhões e, quando concluída, contará com consultórios, sala de Raio X, 2,3 mil metros quadrados de edificação, ala infantil e adulta, além de ala de urgência e emergência, entre outros espaços e serviços.

Segundo o município, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o local contará com a capacidade de atendimento de UPA porte III e terá aproximadamente 1000 metros quadrados a mais que o antigo espaço contava. “Neste momento, a obra está em fase de demolições de revestimento, piso e alvenaria. Também está sendo feita a parte estrutural (vigas e pilares) para ampliação da UPA. Toda a cobertura já foi retirada e será refeita com estrutura metálica”, completa a prefeitura.

Segundo a Secretaria de Saúde, enquanto acontece a obra, os atendimentos estão ocorrendo normalmente na unidade da Baduca em sua estrutura antiga. 

Obras

As obras estão em pleno andamento, sendo que a parte de fundações já foi concluída. “A equipe da elétrica está passando as eletrocalhas e eletrodutos, ou seja, a infraestrutura da parte elétrica. Enquanto a equipe responsável pela hidráulica está passando os dutos de água pluvial e esgoto. A alvenaria interna também está sendo realizada com nova divisória interna”, complementa a Semsa.

“Este será um novo espaço de atendimento de urgência e emergência com dignidade para a população de Paranaguá”, afirma o prefeito Marcelo Roque (Foto: Facebook – Marcelo Roque)

“Nosso intuito é sempre trazer o melhor para a população. Pedimos a compreensão de todos, pois esta é uma obra grande e demanda tempo para ser finalizada. Este será um novo espaço de atendimento de urgência e emergência com dignidade para a população de Paranaguá e faz parte dos investimentos na Saúde que temos feito desde 2017”, afirma o prefeito Marcelo Roque. Ele esteve acompanhando as obras durante a última semana e divulgou a vistoria em transmissão ao vivo em suas redes sociais. “Depois da ampliação, reforma e adequações, posso dizer que será uma UPA nova”, finaliza.

Porte III

A antiga UPA da Baduca era de porte III, algo que, segundo o Governo Federal, por meio do Ministério do Planejamento, é uma estrutura que possui o mínimo de 11 leitos de observação e capacidade de atendimento médio de 250 pacientes por dia. Com a remodelação que está sendo feita, a UPA de Paranaguá passará a ser de porte III com “o mínimo de 15 leitos de observação e capacidade de atendimento médio de 350 pacientes por dia”, informa. A população para abrangência deste tipo de unidade pode ser de 200 mil a 300 mil habitantes.

Leia também: Equipe do Hospital Pequeno Príncipe participa de reunião em Paranaguá